Blog do coletivo de autores da antologia organizada pelo Instituto Imersão Latina (imersaolatina.com) - Uma reunião de poetas ativistas culturais.
Curta nossa página: http://facebook.com/nosdapoesia -
Compre os nosso livros no site: www.allprinteditora.com.br
CONCURSO LITERÁRIO NÓS DA POESIA – até 12 de março
O tema geral da próxima edição do Nós da Poesia e do 1º Concurso Literário da nossa página Nós da Poesia será: “o açúcar do vizinho”.
Queremos fazer um convite contra a individualidade e contra as barreiras que colocamos no contato ao outro.
No Brasil, por exemplo, muitas vezes desconhecemos a cultura dos nossos países vizinhos e também de povos que fazem parte da nossa cultura, simplesmente por ficarmos alheios e assim a vida fica sem sabor.
Quando a gente se abre e rompe a fronteira pelo diálogo: “Vizinho, me empresta o seu açúcar”, a gente abre as possibilidades de contato com o outro.
Cada participante pode mandar um poema ou prosa poética de no máximo 3 páginas para nosdapoesia@gmail.com até 12 de março. Postaremos os selecionados aqui e os 3 mais votados serão premiados com publicação na próxima antologia Nós da Poesia. Os selecionados serão convidados a participar de forma cooperativa.
Série de Antologias Nós da Poesia, organizada pelo Instituto Imersão Latina
Os trabalhos em poesia, prosa poética, fotografia ou artes podem ser enviados para nosdapoesia@gmai.com. O prazo para envio para a antologia deste ano é 12 de março.
Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2016
Prezado(a) amigo(a) da cultura,
O Imersão Latina em seu décimo ano de atividades sociais e culturais ininterruptas, convida-lhe a fazer parte dessa história. Somos uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais e atuação internacional, os objetivos dos projetos realizados pelo Instituto são: promover a diversidade cultural, a comunicação como um direito universal e a acessibilidade aos bens culturais, sempre de modo coletivo. Somos parceiros de várias outras ONGs e Centros Culturais sempre em busca do bem comum. Integramos a Rede Nacional Ciranda Brasil, de Comunicação Compartilhada (ciranda.net) e a Rede Internacional Facción Latina (faccionlatina.org. Também somos membros do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, do Comitê Mineiro do Fórum Social Mundial, do Coletivo Contorno, do coletivo F R A U D E (Frente Revolucionária do Audio-visual), do Movimento Cultual aBrace, que integra escritores de vários países e da Rede Mídia, que publica o Jornal Sem Fronteiras, além de outras coletâneas literárias.
Diretoria Imersão Latina – outubro de 2014 a outubro de 2017
Brenda Marques Pena – Presidente , Nelson Rodrigues Pombo Jr. - Vice-presidente
Rosangela Ferris – Primeira secretária, Aloísio Soares Lopes – Segundo secretário
Verlaine de Assunção Prado – Tesoureira Conselho Fiscal: Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro, Renato Almeida, Paloma da Matta Machado
Aline Cântia Correa Miguel, Avelin R. Correia Rolim de Oliveira Conselho Consultivo:Vicente Ferrer Lima, Iara Abreu. Gabriel Murilo, Adriana Luiza Barbosa Borges e Helen Novais.
Uma ONG é como esta árvore que cresce colorida e forte com o dedo de cada um.
Faça Parte!
AssociadoAmigo do Instituto Imersão Latina Colabore com 25 reais anuais e ganhe um dos belos livros da nossa Coleção Nós da Poesia
Associado cooperado do Instituto Imersão LatinaColabore com a taxa de R$ 30 reais mensais. Os cooperados nesta categoria ganham kits culturais com livros, CDs e outros produtos culturais e podem participar das edições cooperativas do Imersão Latina sem custo adicional. Nossas próximas publicações e produtos serão todos acessíveis, os livros sempre faremos também em áudio-book e e-book para promover a acessibilidade. É possível participar como escritor, fotógrafo, artista visuais, ator ou músico. Os trabalhos em poesia, prosa poética, fotografia ou artes podem ser enviados para nosdapoesia@gmail.com. O prazo para envio para a antologia deste ano é 12 de março.
Dados bancários:
BANCO DO BRASIL - Agência 1586-5 - conta-corrente: 35533-X - Instituto Imersão Latina
Envie o comprovante de depósito no valor de R$25,00 com seu nome completo, endereço completo, profissão/ocupação, telefone e e-mail para o e-mail imersao@imersaolatina.com ou endereço postal: avenida do Contorno 4640, sala 701, bairro Funcionários - Belo Horizonte, MG – Brasil – CEP 30110-028. Em até 15 dias você receberá um livro em sua residência. Se desejar receber mais livros, o custo do segundo livro será de R$20,00. Por R$ 50,00 você recebe a coleção completa com os 4 volumes da série Nós da Poesia.
Disponibilizaremos os seguintes canais para divulgação de trabalhos dos associados.
Escritores podem se inscrever nas categorias Conto e Romance
O Prêmio Sesc de Literatura 2016 está com inscrições abertas, até o dia 12 de fevereiro, para as categorias Conto e Romance. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado.
Poderão concorrer autores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita para os Romances e não serão permitidas inscrições de obras póstumas.
O livro deve ser inédito e o concorrente não poderá ter nenhuma outra obra publicada na categoria em que se inscrever. Para os Contos, o trabalho deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres, e nos Romances, entre 180 e 600 mil caracteres. Vale lembrar que será permitida a inscrição de título cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.
Os interessados devem se inscrever pelo site do Prêmio Sesc de Literatura. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o candidato poderá acompanhar o processo de avaliação. Confira o edital completo aqui.
O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Cada vencedor assinará contrato de publicação com a editora, que ficará responsável pelos termos de edição.
Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. Não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio, das Federações do Comércio, da editora Record e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso.
O Prêmio Sesc de Literatura já revelou 21 novos escritores. Em 2015, os livros vencedores foram: o Romance Desesterro, da paulista Sheyla Smanioto; e na categoria Conto, Antes que seque, da carioca Marta Barcellos.
O texto “Quadrilha”, de Lívia Natália faz parte do projeto “Poesia nas Ruas”, foi aprovado pelo Fundo de Cultura. O “Poesia nas Ruas” tem também poemas de Nelson Maca, Alex Simões, Mel Adún. Os versos foram estampados em outdoors na cidade de Ilhéus, sul da Bahia. O poema de Lívia recebeu críticas da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Estado da Bahia (Aspra), e o outdoor foi removido, segundo o site Bahia Notícias.
A censura gerou manifestações de apoio à professora Lívia Natália nas redes sociais, sites e blogues. A poetisa desabafou no Facebook: “Este é mesmo o País que se diz fora do regime militar e sem censura? Eu e as pessoas que fizeram o projeto Poesia nas Ruas tivemos o nosso direito à liberdade de expressão vetado!”
O poeta Jorge Augusto, em matéria no site Bahia Notícias, analisou o poema: “O poema propõe pensarmos a subjetividade interditada desse corpo negro, (quando rompe a cadeia amorosa que remete a intertextualidade com o poema de Drummond), sinaliza o abandono em que, muitas vezes, é condenada a mulher negra, denuncia, ao mesmo tempo, a violência com que a PM pratica seu genocídio contra o povo negro. É amor, a subjetividade desse ser-negro, pensado, pelo Estado, sempre como um corpo suspeito que é tema. Maria não teve tempo de amar João. E o assassinato pela PM é apenas uma das formas pela qual essa subjetividade do negro brasileiro foi interditada, pela violência, e o poema usa dela para denunciar essa interdição, esse amor que não chegou a ser”.
Valdeck Almeida de Jesus, jornalista e poeta, postou em seu perfil no Face: “Meu apoio público a Lívia Natália e ao poema. Nada a retificar. Interditar o outdoor é interditar a livre expressão. E o poema não diz nada diferente do que as estatísticas já dizem há muito tempo. Ratifico o artigo do professor Jorge Augusto. É necessário que todos nós, poetas, escritores, artistas em geral, nos manifestemos contra a retirada do outdoor com o poema de Lívia Natália.”
O projeto Fala Escritor postou “Eu apoio Lívia Natália! Vamos mostrar a força que a poesia, a literatura e a cultura baiana têm contra a truculência da PM. Cada um vai marcar cinco poetas ou pessoas ligadas à poesia, à literatura e à cultura, compartilhando essa postagem. Censurar Lívia Natália é censurar a poesia baiana. Compartilhem.”
Aqui o poema:
“Quadrilha
Maria não amava João. Apenas idolatrava seus pés escuros. Quando João morreu, assassinado pela PM, Maria guardou todos os sapatos.”
(“Correntezas e Outros estudos Marinhos” (Editora Ogum's Toques Negros, Salvador-BA, 2015).
Resta a todos nós lutarmos contra esta censura. Com a palavra: escritores, poetas, jornalistas, ativistas culturais, pesquisadores, professores, mediadores de leitura, grupos e coletivos culturais, associações, academias de letras e o povo em geral.
Homenagem a Fernando Pessoa (1888 – 1935), 80 anos de falecimento em 30 de novembro próximo.
"A memória é a consciência inserida no tempo."FERNANDO PESSOA (1888 - 1935)
Nada mais do que pessoas...Pessoas que se deixaram retratar em casa, no trabalho e, principalmente, nas ruas, tendo como cenário o bairro de Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, com o monumento ao Cristo Redentor abençoando todos. Gente como a gente,“ordinarypeople”, “common people”, como se diz nosStates.
“Hoje em dia há imagem demais e fotografia de menos” segundo o incensado fotógrafo brasileiroSebastião Salgado, de projeção internacional. Ainda bem que assim seja. A revolução das maquininhas digitais possibilitou a qualquer um clicar os melhores e piores momentos, seus ou dos outros, democraticamente.Pretender elitizar a fotografia - e também a poesia - é uma grande insensatez. Os “selfies” – ou “selfishes”, como os chama o humoristaJ. Praiano– parece que vieram para ficar.
Fotografa-se até no banheiro. Pude registrar uma frase do poeta lusitanoFernando Pessoa (1888 – 1935)grafitada num rejunte de azulejo em toalete de bar na Rua Sorocaba –“A minhaarte é ser eu...”– graças à praticidade da tecnologia digital. Esnobado pela mídia carioca o assunto pipocou em blogs nos estados - “O Poeta Pessoa Num Banheiro Em Botafogo” - e atravessou o Atlântico. Foi parar naCasa Fernando Pessoa, em Lisboa, e naUniversidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal, e retornou elogiado:
“Caro Senhor Fernando. Muito obrigada por esta partilha [Nada Mais do Que Pessoa(s)]. Com os melhores cumprimentos e ao dispor.” Cecília Folgado, Responsável de Comunicação, CASA FERNANDO PESSOA, Rua Coelho da Rocha, 16, Lisboa, Portugal. www.casafernandopessoa.pt | Facebook | Instagram
“Prezado Fernando Moura Peixoto. Agradeço o seu e-mail e as imagens. Realmente, o banheiro seria um dos últimos sítios onde esperaríamos ver uma citação de Fernando Pessoa, o grande poeta da língua portuguesa. Com os melhores cumprimentos.” Ana Moutinho, Porto, PT. - GRI/International Relations Office UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA - Praça 9 de Abril, Porto, Portugal.
Paraense radicada em nossa cidade há muitos anos - justo no bairro de Botafogo -,a cronista ecantoraLúcia Sennapensa de maneira diferente:
“Aí reside a graça da vida: no inusitado. Quando poderíamos esperar em encontrar Pessoa em um banheiro imundo? Inusitado também o fato do outro Fernando, o Peixoto, tirar a foto da poesia e conosco compartilhar. Coisa de gente sensível!
Bem... Mas como já dizia o nosso grande compositor mineiro Milton Nascimento, ‘todo poeta tem que ir aonde o povo está’... E, sem dúvida, o povo também está nos banheiros imundos dos bares do nosso Brasil. Interessante! Gostei.”
Dedicado a Fernando Pessoa- cujo falecimento ocorreu há 80 anos, em30 de novembro de1935- o vídeo“Nada Mais Do Que Pessoa(s)”teve as fotos realizadas com bom humor entre 2012 e 2015, concordem os puristas da imagética tradicional ou não.
“Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo? Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir.”
“A vida é o que fazemos dela. As viagens são os viajantes. O que vemos, não é o que vemos, senão o que somos.”
“O mito é o nada que é tudo.”
"O sexo oposto existe para ser procurado e não para ser compreendido."
"A minha pátria é a língua portuguesa."
“A minha arte é ser eu. Eu sou muitos. Mas com o ser muitos, sou muitos em fluidez e imprecisão. Muitos creem coisas falsas de mim; e eu, falando com eles, faço tudo por deixá-los continuar nessa crença.”
“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas – a de minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra todos os dias são meus.”
FERNANDO ANTÓNIO NOGUEIRA PESSOA
(13/06/1888 – 30/11/1935)
Na trilha sonora, oDuo Francisco Mignone, formado pelas pianistasMaria Josephina Mignonee Miriam Ramos, interpreta“Travesso”, “Odeon” e “Apanhei-te Cavaquinho”,do cariocaErnesto Nazareth (1863 – 1934).Considerado porVilla Lobos (1897 – 1959) “a verdadeiraencarnação da alma musical brasileira”,infelizmente Nazareth hoje é mais conhecido no exterior do que em seu próprio país. Os arranjos são deFrancisco Mignone (1897 – 1986).