Pular para o conteúdo principal

COPA 2010: Nós da Poesia em campo. Participe do Bolão Poético!


Poema visual de Ricardo Lamy
Aluno da 5ª série, da Escola EB2,3 Jacinto Correia Lagoa de Algarve, Portugal.


CONCURSO BOLÃO POÉTICO DA COPA IMERSÃO LATINA

Está aberto o Concurso Bolão Poético Imersão Latina. Os times escalados são: Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Paraguai e Honduras. Os poetas que forem de outros países podem participar, mas devem adotar uma das seleções acima para torcer durante a Copa.

As inscrições do Concurso
Bolão Poético da Copa Imersão Latina estão abertas de 11 de junho a 11 de julho, período em que a bola está rolando nos campos da África do Sul.

O tema do concurso é: “Solidariedade no campo da poesia”;

Para participar cada poeta deve para o e-mail:
nosdapoesia@imersaolatina.com :

1 a 5 poemas em um mesmo e-mail assinados com pseudônimo, minibiografia de 10 linhas, nome completo, data de nascimento, endereço residencial, e-mail, telefone e para qual seleção está torcendo.

Os poemas serão publicados no site
http://imersaoaltina.com/
Será aberta uma votação popular no dia 26, durante a fase final da Copa e fase final do nosso concurso.

Premiação:

O resultado final do concurso será publicado no dia 12 de julho no site do Imersão Latina e comunicado aos ganhadores por e-mail;

Todos os participantes recebem certificados emitidos pelo Instituto Imersão Latina;
O primeiros colocados de cada país: Brasil, Argentina, México, Chile, Uruguai, Paraguai e Honduras vão formar o meio de campo do livro Nós da Poesia Volume 2, que será lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo em agosto de 2010;
O poetas que forem classificados, mas não obtiverem o prêmio de edição, serão convidados a participar do livro Nós da Poesia de forma cooperativa;

Categoria Especial: Criança não é Brinquedo

Haverá um prêmio especial para os 3 primeiros poetas mirins, com até 12 anos de idade que particarem do concurso. Nesta categoria os três primeiros colocados serão premiados com a publicação dos poemas no livro Nós da Poesia e receberão 10 exemplares, troféu e certificado.
O Instituto Imersão Latina (IMEL) é uma associação sem fins-lucrativos de escritores, jornalistas e artistas independentes. Trabalhamos pela defesa de direitos, principalmente ao da comunicação e de acesso à cultura. Defendemos a diversidade cultural e a solidadiedade entre os povos latino-americanos.
A antologia Nós da Poesia, volume 1 foi lançada em 2009 na Bienal Internacional do Livro, no Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro com um ato poético pela paz, em um memorial às vítimas do golpe militar de 1973 no Chile e aos atentados de 2001 nos Estados Unidos. O volume reúne mais de 30 autores e duas homenagens: à poetisa e contista goiana Cora Coralina, no aniversário dos seus 120 anos e ao poeta e radialista mineiro Vicente Lima. Depois foram realizados saraus com leitura poética de poemas do livro em São Paulo, no Espaço da All Print Editora, em Belo Horizonte, no Restaurante Cozinha de Minas e na Bienal do Livro de Minas de 2010.

20% dos livros publicados são doados para bibliotecas comunitárias, centros culturais e ações de incentivo à leitura como o Paz e Poesia, movimento de distribuição gratuita de livros e de solidariedade entre poetas ativistas pela paz.

Nós da Poesia
pode ser adquirido com desconto no Espaço Criativo Coletivo Contorno, sede do Imersão Latina à av. do Contorno 4640, sala 701. CEP: 30110-028. Belo Horizonte, Minas Gerais/Brasil.
Tel: 55 + 3275-3212
Escritores que tenham interesse em publicar obras completas, podem enviar seus trabalhos para avaliação.

Conselho Editorial:

Brenda Marques Pena
Presidente do Instituto Imersão Latina


Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Vice-Presidente do Instituto Imersão Latina

Maria Angélica Bilá Bernardes
Cônsul de Minas Gerais de Poetas del Mundo

Capa:
Iara Abreu

Título do livro:
Cláudio Márcio Barbosa

Arte final:
Coletivo Contorno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …