Pular para o conteúdo principal

Nós da Poesia em solidariedade aos povos indígenas Guarani-Kaiowá


É hoje a Lut(A) junto aos nossos irmão guarani-kaiowá contamos com você!
Sugerimos aqui uma concentração em frente ao parque municipal, este domingo dia 28/10, as 16h30, em luto e em luta à situação dos Guarani Kaiowá. Faremos um rio simbólico representando o rio Hovy onde a justiça federal,desalojou 170 homens, mulheres e crianças  da Fazenda Cambará, aonde estão acampados provisoriamente às margens do rio Hovy, no município de Naviraí. Para esta manifestação de luto e luta contamos com poesias e atos simbólicos de manifestação em apoio aluta e lamento as perdas já sofridas! Que possamos depositar em frente ao parque (local central da cidade) estes objetos que demostrem a tristeza e insatisfação com esta (não) ação dos governantes políticos e da própria população diante a situação dos Guarani Kaiowá, e claro, de todas outras


Lamento Karajá


O sol nasceu na aldeia Watau
Desceu triste e chorosamente sobre a ilha...
No grande parque do Araguaia,cercado de rios...
Rios que lacrimejam suas águas...Lágrimas no Bananal.

Seres desgarrados.
Meninos ,drogados, embriagados...
Almas exiladas.desabrigadas em suas casas.
Almas traspassadas...Feito a própria  ilha , pelas estradas...

Onde se ouvia o uirapurú.
Ouve–se hoje a dor do silêncio indigente.
Sente se o cheiro assustador da morte inclemente.
A canjerana murchou, a onça aquietou, calou-se a garça azul.

Santuário de fauna e flora
Riquezas incontáveis,fascinates histórias.
Terra de povos conhecedores dos rios e seus humores
Povos,plantadores,coletores,caçadores,”achados”e isolados.

Debaixo de um céu de chumbo .
A mata inundada,oculta a dor do suicídio.
Mas não espanta as ameças Transaraguaias e genocidas.
Não amansa a dor da velha mãe.Não descansa as mãos do velho pai.

Os rios sobem mais.
Troveja do alto kinaushivé, kinauxiú.
Troveja e chora Deus.Tupana, Zamauná, Tupã katuraw...
Lamenta os seus perdidos filhos,abomina os que envenenam e geram o mal.

  
(Em lamento aos  quatro jovens entre 14 e 17 que cometeram suicídio nos dois primeiros meses do ano, além de outras seis tentativas no mesmo período e mais sete casos registrados em 2011.Um problema
crônico que merece atenção de todo país)


Avelin Rosana 
Conselheira do Imersão Latina e uma das autoras do Nós da Poesia).
Este poema integra o livro Nós da Poesia + 20 Nosotros, lançado na Cúpula dos Povos, durante a Rio + 20.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …