Pular para o conteúdo principal

Mês da Poesia e da Mulher

Por Clevane Pessoa*
Fotos:Ciléia Botelho.
  

Distribuí, durante e ao final da palestra "Existe Uma Poesia Feminina ?", realizada nesta terça-feira, 19 de março, no Centro Cultural Padre Eustáquio os saquinhos de poesia do Projeto Re-Insacando Poesia, que completou 20 anos .Ilustrei , anteriormente, a edição de Poetas Mineiros e o solo, do cito poeta, muito connhecido em especial pelo Belô POético (anual e internacional) e o Poesia na Praça Sete- (sazonal), na capital mineira. Um de meus desenhos a bico de pena foi linha d´água nas páginas e oferecido com o conjunto de poemas.

Também distribuí exemplares das antologias Varal Antológico II( 2012 ), da antologista Jacqueline Aisenman; saquinhos do Projeto Pão e Poesia de Diovani Mendonça (Contagem-MG),O Livro das Aldravias (SBPA-Mariana-MG ),Eupoema (da antologista e poeta Edinara Leão-virArte Santa Maria/RS) ;Objetivo Indefinido (Maria Moreira, pela autora); XIII Antologia do Milênio, edição em homenagem a Oscar Niemeyer) da Poearte, com de capa de Adão Rodrigues (Belo Horizonte-MG) ; Vozes de Aço , XII Antologia Poética de Diversos Autores, Poearte, antologista Jean Carlos Gomes; Nòs da Poesia + 20 Nosotros, da antologista , jornalista e poeta Brenda Marques Pena, AllPrint ;poemas ilustrados por Iara Abreu (Projeto Aspectos Urbanos, de vários autores) ;Em Nome de Gaia, de Madhu Maretiore ; Poetas en-Cena-antologistas Rogério Salgado e Virgilene Araújo (2010- Editora O Lutador ), entre outros , mais uma antologia Agenda virArte 2013 (organizada por Edinara Leão) , cartõess de poemas , ilustrados com meus desenhos da série Graal feminino Plural; revistas posteres, do grupo Graal Feminino Plural, um exemplar da revista LOGOS ,de Poesia, de S.Luiz, Ma, editada por Kiko Consulin, marcadores de livros e postais poéticos, além de meu poema Rugas.Lancei ainda meu livro Lírios sem Delírios-selo editorial aBrace-Brasil / Uruguai e doei aos presentes.

Foram interpretados poemas de mulheres que escrevem poesia . Um momento especial, na biblioteca do Centro Cultural Padre Eustáquio em Belo Horizonte.

*Clevane Pessoa, conselheira do Instituto Imersão Latina integra as três antologias do Nós da Poesia com autora e colaboradora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …