Mensagem e fotos de Marta Reis autora de uma viagem inesquecível




O Projeto Uma Viagem Inesquecível pelas Trilhas da Leitura e da Escrita da escritora Marta Reis, autora do livro Uma Viagem Inesquecível, integrante do Nós da Poesia tem sido um sucesso! "Através de minha literatura, meus alunos fizeram várias produções escritas. Em nosso trabalho, levamos coletâneas dos projetos: Asgard - a saga dos Nove reinos /Nós da Poesia / Poetas En/Cena/ Livros da Editora Guemanisse/Projeto Dellicata. Eles leram meus textos e de outros autores das coletâneas. Além de meus trabalhos  solos. Vejam as coletâneas junto aos alunos. Como estão orgulhosos!", compartilha Marta desejando a todos Nós da Poesia Feliz 2014!

Relato de Marta Reis sobre o projeto

Desenvolvido ao longo de 2013 na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda em Belo Horizonte Tal projeto partiu do interesse de meus alunos do sétimo ano por minha literatura. O projeto inclui leitura, ilustração e escrita de: poemas, contos, livro infantil ilustrado, livro ilustrado com o tema SOLIDARIEDADE e livro impresso com poemas e contos. Lógico, cada produção escrita dos educandos só aconteceu após muita leitura e preparação. Também refletimos muito sobre temas como: solidariedade, não prática de bullying, cuidado com o lugar onde se vive e a convivência pacífica com todos. Os contos tiveram tema livre, mas os poemas tiveram o tema da Olimpíada de Língua Portuguesa - escrevendo o futuro que é: O Lugar Onde vivo.

No final do ano - dia 29/11/13 - fizemos um bonito evento para culminância do projeto com: exposição de todos os trabalhos, apresentações de alunos e professores artistas da escola. Além do livro impresso com textos dos alunos, também fizemos marcadores de páginas com os poemas que estavam no livro. No marcador de páginas, anexamos sementes de ipê e orientamos a todos que as plantassem, já que o sonho de cada semente é florescer.

Ressalto que Uma Viagem Inesquecível  é um livro infantil de minha autoria, ilustrado pela Thais Linhares e publicado pela Geração Editorial. Este foi o ponto de partida de nosso trabalho. Depois trabalhamos alguns contos de minha autoria - publicado no e-book Memorial de Sombras e Ipês pela EMOOBY/Portugal. Além de leitura de livros da biblioteca de vários autores.

Tal projeto só foi possível porque contamos com apoio total da direção da escola, coordenadores, escola integrada e de todos funcionários. Foi um evento lindo, elogiado por pais, lideranças de ONG's,vários profissionais da escola e até de professores universitários. Alguns pais, empolgados, levaram o projeto para faculdades onde estudavam para mostrar aos seus professores. E, o mais importante: conseguimos incentivar nossos alunos  a gostar de ler e escrever. Sem dúvida, trabalhamos e crescemos muito ao longo deste ano de 2013.

Seguem algumas fotos da culminância do projeto. Solicitamos divulgação, se possível.

Um Feliz 2014 para todos, pleno de realizações.

Marta Reis
Professora/poeta/escritora
Vice governadora AIPOM/MG
Embaixadora Universal da Paz pelo Cercle Universel des Ambassadeurs de La Paix Suisse/France
__._,_.___

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão