Pular para o conteúdo principal

Imersão Latina participa de todas edições da Bienal com Nós da Poesia


Brenda Marques Pena, Presidente do Imersão Latina
e organizadora da Antologia Nós da Poesia
Iara Abreu, ilustradora dos livros Nós da Poesia
mostra as quatro edições
Antologia Nós da Poesia chega a quarta edição com participação em todas as bienais de Minas e também nas últimas edições de São Paulo e Rio de Janeiro, além da Feira Literária da Panamazônica, em Belém e festivais literários como o Psiu Poético de Montes Claros e o Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves. As publicações do Instituto Imersão Latina já circularam também por diversos países com lançamentos no Chile e Argentina.

Próximo sarau Nós da Poesia será na Bienal do Livro de Minas, no Expominas, dia 16/11 às 17 horas, no Estande da All Print. Participe! Durante todo o evento, de 14/11 às 21/11 os livros Nós da Poesia estarão à venda no estande da editora. Autores de livros, professores e outros profissionais do livro tem entrada gratuita na feira, basta apresentar comprovante. 

Mais informações: bienaldolivrominas.com.br

Avelin Rosana, representa uma das vozes indígenas de Nós da Poesia
Na foto Avelin à frente, Brenda, Severino Iabá, Helen Novais e Dalva Silveira, autores de Nós da Poesia



BIENAL DO LIVRO DE MINAS COMEÇOU HOJE EM BELO HORIZONTE 


A quarta edição da maior festa literária de Minas Gerais - . A Bienal do Livro começa hoje (14 de novembro) e vai até 23 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Ao longo de dez dia, centenas de atividades, como debates, contações de histórias, lançamentos e sessões de autógrafos, transformando Belo Horizonte na capital nacional do livro. Com uma agenda diversificada e pensada para o público de todas as idades, o evento é uma atração completa para toda a família, que poderá se divertir com as atrações do Café Literário, do Conexão Jovem, da Bienal em Quadrinhos e do Minas de Histórias, pensada especialmente para o público infantil.
Estarão presentes cerca de 125 convidados para bate-papos e atividades sobre os mais variados assuntos: literatura, política, futebol e história, além de assuntos relacionados ao universo jovem. A Bienal do Livro de Minas espera receber um público de aproximadamente 250 mil pessoas, incluindo os 46 mil estudantes já cadastrados no projeto de Visitação Escolar. O evento também contará com a participação de 160 expositores, entre os maiores livreiros e editores do país, oferecendo ao público uma amostra do que de mais importante tem sido feito quando o assunto é literatura.
Para a presidente da Câmera Mineira do Livro, Rosana Mont'Alverne, a Bienal do Livro de Minas é o mais esperado e importante encontro do ano para o segmento. “São valiosas oportunidades de negócios, troca de experiências e ampliação da rede de contatos entre editores, divulgadores, distribuidores, livreiros, autores, ilustradores e, claro, o público que lota o Expominas. Faremos, uma vez mais, da nossa Bienal a hora e vez do público e do mercado mineiro, enfatiza.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Café Literário - Uma das principais novidades desta edição é a participação do escritor João Paulo Cuenca, que assina a curadoria do Café Literário. Ele é o responsável pela escalação que inclui nomes como Adriana Calcanhotto, Alice Sant’Anna, Ana Martins Marques, André Sant’Anna, Angélica Freitas, Carlos de Brito e Mello, Cristovão Tezza, Daniel Pellizzari, Edney Silvestre, Evandro Affonso Ferreira, Guiomar de Grammont, Gregório Duvivier, Humberto Werneck, Laura Erber, Lira Neto, Luís Henrique Pellanda, Luiz Ruffato, Marcia Tiburi, Marçal Aquino, Mário Alex Rosa, Míriam Leitão, Paulo Cesar de Araújo, Raphael Montes e Sérgio Rodrigues. A gala de abertura do evento ficará por conta do escritor e ensaísta Silviano Santiago.
Conexão Jovem - Os adolescentes terão a oportunidade de ficar mais perto de seus autores favoritos durante a Bienal do Livro de Minas. Atendendo à um público jovem cada vez mais numeroso, o evento criou uma programação especial, que contará com alguns dos mais importantes nomes da nova safra nacional de escritores. O Conexão Jovem receberá, para a alegria dos visitantes, o consagrado autor Pedro Bandeira, criador d’Os Karas, além das revelações Carina Rissi e Isabela Freitas, que já despontam no cenário como duas das principais autoras da literatura infantojuvenil brasileira. Reforçam este time Carolina Munhóz, Raphael Draccon, Paula Pimenta, Pedro Gabriel e Thalita Rebouças.
Bienal em Quadrinhos - Os curadores Afonso Andrade e Eduardo Damasceno são responsáveis por recriar um dos espaços de maior sucesso da Bienal do Livro de Minas. Por lá, circularão quadrinistas, ilustradores e, é claro, um público interessado em conhecer as últimas novidades relacionadas à nona arte. Serão realizados, ainda, lançamentos, improvisações e sessões de autógrafos. Reinaldo, do Casseta & Planeta, Alexandre Beck (Armandinho), Garrocho (Bufas Danadas), Ricardo Tokumoto, mais conhecido como Ryot (Ryotiras), e Lu Cafaggi são alguns dos nomes que compõem a programação. Quem quiser saber mais sobre a profissão de quadrinista, tem também um encontro marcado com Davi Calil e Luciano Sales, que vão conversar com o público sobre o assunto.

Minas de Histórias - Com curadoria de Sandra Bittencourt, o Minas de Histórias será um espaço lúdico, onde o encantamento, a fantasia e a leitura tomarão conta do universo infantil. Ganharão os palcos contações de histórias, esquetes teatrais e apresentações musicais. Guimarães Rosa para crianças, Carroça de Histórias, Arautos da Poesia, entre outros, são algumas das atrações reservadas para toda a família. Todos os dias, a criançada terá uma razão a mais para se envolver com o maravilhoso hábito da leitura e mergulhar de vez no mundo dos livros.
HOMENAGEM
O escritor e educador mineiro Rubem Alves, morto em julho deste ano, será o homenageado da Bienal do Livro de Minas Gerais, com a criação da Biblioteca Rubem Alves, que poderá ser visitada por leitores de todas as idades. O autor teve uma carreira literária extensa e foi traduzido para diversas línguas: publicou mais de 160 livros, além de crônicas e ensaios, e foi consagrado também junto ao público infantil por obras como “A boneca de pano”, além de ser muito conhecido pelos livros de filosofia e teologia.
INGRESSOS
Quem quiser garantir a entrada para a Bienal do Livro de Minas já pode garantir os ingressos pela internet. As vendas online estão disponíveis pelo site Ingresso Rápido
www.ingressorapido.com.br).

O objetivo da organização, ao antecipar as vendas, é garantir o máximo de conforto para os 250 mil visitantes esperados para o evento, facilitando o acesso para moradores do interior e agilizando a entrada no evento. Os ingressos serão vendidos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada, benefício concedido aos maiores de 60 anos, estudantes de ensino fundamental, médio ou superior da rede pública ou particular de ensino e pessoas com necessidades especiais). Profissionais do livro têm entrada gratuita no evento, bastando para isso fazer o cadastramento no site www.bienaldolivrominas.com.br. Os ingressos também estarão disponíveis para vendas no local durante o evento.
CARAVANA BIENAL
Para facilitar o acesso de quem não mora em Belo Horizonte, a Bienal do Livro de Minas promoverá novamente o Projeto Caravanas, que tem como objetivo de estimular e facilitar o acesso da população das cidades vizinhas ao evento, por meio de descontos no valor do ingresso. Para formar uma caravana é preciso reunir um grupo com, no mínimo, 10 pessoas. As inscrições devem ser feitas pelo site www.bienaldolivrominas.com.br, no qual devem ser informados dados como CPF, identidade e endereço. Todos inscritos ganham 20% de desconto no valor das entradas e, a cada 10 ingressos comprados, a caravana ganha um convite grátis. Os benefícios oferecidos pelo Projeto Caravana são válidos para visitações agendadas entre segunda e sexta. Cada convite é nominal, portanto, a apresentação do comprovante de residência de todas as pessoas, juntamente com a carteira de identidade é obrigatória na entrada no evento.

SERVIÇO - IV Bienal do Livro de Minas Gerais 2014
Data: 14 a 23 de Novembro de 2014
Local: Expominas | Avenida Amaznas, 6.030 - Bairro Gameleira | Belo Horizonte, MG
Site: www.bienaldolivrominas.com.br
Contato: bienaldolivrominas@fagga.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão

Por Dava Silveira*

Geraldo Vandré completa 81 anos em 12 de setembro e a questão da ditadura militar parece mais atual do que nunca. 

Estando a história do compositor entrelaçada com esse período da história do Brasil, resolvi selecionar um trecho do meu livro para ilustrar uma das heranças do golpe de 1964: “Geraldo Vandré exemplifica como ninguém os conflitos vividos pelo artista engajado dos anos 60. Influenciado pelas propostas do Centro Popular de Cultura, que pregava a “ida ao povo”, também convivia com a nova forma de articulação da indústria cultural com a música, tornando-a dependente de uma dinâmica mercantil que escapava ao seu controle.

Mas o compositor de “Caminhando” ilustra também o drama pelo qual passaram aqueles que se exilaram após a promulgação do AI-5 e que, ao retornarem, encontraram um país bem diferente. As transformações políticas, econômicas e culturais, provocadas pelo permanente controle do AI-5, tornaram possível a consolidação da indústria cultural, mudando,…

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

INVITAMOS A LOS ESCRITORES LATINOS A PARTICIPAR DE LA EDICIÓN DE NÓS DA POESIA Y NOSOTROS EN QUE LA TEMÁTICA ES CONTRA EL INDIVIDUALISMO, EN UNA PROPUESTA DE MIRARMOS NUESTROS HERMANOS DE LATINOAMERICA.
Estamos utilizando la metáfora “el azúcar del vecino”, como algo que siempre tenemos que cooperar entre nosotros y ver desde el otro que está el lado, próximo como un amigo y hermano. Pueden enviar un poema o cuento poético hasta 3 páginas al máximo y una biografia de hasta 5 lineas para nosdapoesia@gmail.comesta semana, hasta viernes día 17.
La edición estará lista para el dia 23 de abril en Brasil, cuando es el lanzamiento en Bienal del Livro de Minas Gerais, en Belo Horizonte y luego en Encuentro Literário de Mercosur y Encuentro Latinoamericano Abrazo de Voces en Argentina.  (En Argentina se quiera y se puedes estar en esa fecha del final de abril, puedes participar de las actividades del encuentro y podemos incluso presentar algo juntos se quieres). Será muy bueno! Estuve año pasa…

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

O evento agita a Praça de Santa Tereza e contagia todos que passam por lá No próximo domingo, dia 21 de agosto, o projeto “Santa Leitura”, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, agora no terceiro domingo do mês.

Neste domingo o projeto “Santa Leitura”, que recebeu recentemente o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, receberá as ilustres presenças da escritora e contadora de histórias, Helenice Matias e do cantor Guilherme Mendes, participante do The Voice Kids Brasil. Também neste domingo será lançado o concurso “Vamos falar do Santa Leitura”, onde os frequentadores poderão participar enviando um texto com sua visão sobre o projeto. Três textos serão selecionados e premiados posteriormente. O prazo para entrega dos textos é até dia 18 de novembro de 2016 e o resultado final e premiação serão no dia 18 de dezembro de 2016.


CONCURSO:  VAMOS FALAR DO SANTA LEITURA…