As vozes poéticas do Nós da Poesia


"Torna-se necessária a construção de uma nova ágora, espaço aberto no deserto para altos voos e comunhões. Aos meus olhos, esta é a grande missão do Nós da Poesia 2 e do infatigável trabalho do Instituto Imersão Latina: fazer com que o óbvio, ainda que o seja, se transforme de seixo soterrado a cristal solar; que a diferença se encontre e simultaneamente se coproduza dentro da
esfera de admiração e delírio poéticos. Mais do que isso, o Nós da Poesia 2 é ato de dar voz às vozes. Muito além do simples “dizer-belo” (retórica), Nós da Poesia 2 é dizer-verdade: parresia**. Trata-se do “tudo-dizer”, da “coragem da verdade”. Todos esses poetas cosem a teoria à prática, os saberes às resistências e dão vida a todas as frias palavras das leis dos homens cinzas. Afinal de contas, como já nos disse o filósofo Michel Foucault, a obra e a vida, a escrita e a ação são uma mesma realidade."

Lucas Guimaraens
Embaixador do Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix - Suisse/France. Consultor de Projetos Culturais Internacionais relacionados à UNESCO.

(Prefácio ao Nós da Poesia 2)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão