Pular para o conteúdo principal

Nós da Poesia é destaque na Imprensa Mineira


Os Jornais O Tempo, Estado de Minas e Hoje em Dia divulgaram o lançamento do Nós da Poesia + 20 Nosotros no Terças Poéticas.

Abaixo, a matéria publicada no Jornal o Tempo. Veja fotos do lançamento na nossa rede: http://imersaolatina.ning.com/photo/albums/n-s-da-poesia-20-nosotros-no-ter-as-po-ticas

Noite de versos sobre a realidade contemporânea

Por Daniel Toledo (Jornal O Tempo - 27 de novembro de 2012)



A
A
FOTO: YARA ABREU/DIVULGAÇÃO
Encontro. Formado em 2009, coletivo lança "Antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros" hoje à noiteÉ na fronteira entre arte e ativismo que se situa a edição de hoje do projeto Terças Poéticas, que recebe o coletivo Nós da Poesia para recital de poemas e lançamento do livro "Antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros". A publicação foi concebida especialmente para a Rio + 20 Conferência Mundial da ONU, realizada em junho no Rio de Janeiro
"Essa é a terceira publicação do grupo, que foi criado em 2009 a partir da união de poetas e ativistas que já atuavam em centros culturais da cidade. Nesse livro, abordamos a ideia de sustentabilidade ao defender a diversidade cultural, representada por criadores de diversas cidades e países, incluindo duas escritoras indígenas e também dois autores de apenas 12 anos", destaca Brenda Mars, que conduzirá a apresentação ao lado de Ênio Poeta e Helen Novaes, do Grupo Nós da Poesia, além dos convidados Carlos Barroso, Tinga das Gerais e Cid Ornelas.

"Todos enxergamos a poesia como uma resposta às coisas que acontecem atualmente, sobretudo no que se refere ao olhar limitado que boa parte das pessoas têm em relação ao meio ambiente. É importante, nesse sentido, ampliar o olhar em direção a uma visão mais integrada entre nós e o mundo que habitamos", reflete Brenda, que entende a publicação e a própria poesia como um estímulo a essa visão ampliada sobre homem e natureza.

Além de assistir ao recital de poesias, que deve trazer participação de cerca de dez criadores presentes no livro, o público poderá acessar as poesias em um varal disponibilizado nos jardins internos do Palácio. "Chamamos atenção, por exemplo, para a atual situação dos índios brasileiros, que devem ser vistos com mais respeito e responsabilidade", sintetiza.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão

Por Dava Silveira*

Geraldo Vandré completa 81 anos em 12 de setembro e a questão da ditadura militar parece mais atual do que nunca. 

Estando a história do compositor entrelaçada com esse período da história do Brasil, resolvi selecionar um trecho do meu livro para ilustrar uma das heranças do golpe de 1964: “Geraldo Vandré exemplifica como ninguém os conflitos vividos pelo artista engajado dos anos 60. Influenciado pelas propostas do Centro Popular de Cultura, que pregava a “ida ao povo”, também convivia com a nova forma de articulação da indústria cultural com a música, tornando-a dependente de uma dinâmica mercantil que escapava ao seu controle.

Mas o compositor de “Caminhando” ilustra também o drama pelo qual passaram aqueles que se exilaram após a promulgação do AI-5 e que, ao retornarem, encontraram um país bem diferente. As transformações políticas, econômicas e culturais, provocadas pelo permanente controle do AI-5, tornaram possível a consolidação da indústria cultural, mudando,…

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

O evento agita a Praça de Santa Tereza e contagia todos que passam por lá No próximo domingo, dia 21 de agosto, o projeto “Santa Leitura”, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, agora no terceiro domingo do mês.

Neste domingo o projeto “Santa Leitura”, que recebeu recentemente o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, receberá as ilustres presenças da escritora e contadora de histórias, Helenice Matias e do cantor Guilherme Mendes, participante do The Voice Kids Brasil. Também neste domingo será lançado o concurso “Vamos falar do Santa Leitura”, onde os frequentadores poderão participar enviando um texto com sua visão sobre o projeto. Três textos serão selecionados e premiados posteriormente. O prazo para entrega dos textos é até dia 18 de novembro de 2016 e o resultado final e premiação serão no dia 18 de dezembro de 2016.


CONCURSO:  VAMOS FALAR DO SANTA LEITURA…