Pular para o conteúdo principal

Nós da Poesia se apresenta no Terças Poéticas com lançamento de antologia internacional na próxima semana



Antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros organizada pelo Imersão Latina celebra a poesia de países da América Latina, África, Europa e etnias indígenas

Com o tema “Sem Poesia a Vida é insustentável”, poetas de várias regiões do Brasil e de outros países se uniram na antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros para celebrar a diversidade. Esta poética diversa, de ativistas culturais estará no Projeto Terças Poéticas da próxima semana, no dia 27, às 18h30, nos Jardins Internos do Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1537, centro, Belo Horizonte).


O livro que será lançado no Terças Poéticas foi feito especialmente para a Rio + 20, Conferência Mundial da ONU, realizada em junho, no Rio de Janeiro para discutir a sustentabilidade do Planeta. Os poetas Brenda Mars, Ênio Poeta e Helen Novaes, do Grupo Nós da Poesia se apresentaram durante a Cúpula dos Povos e no próximo Terças Poéticas se apresentam em Belo Horizonte. Além de recitais poéticos, ao final serão doadas mudas de plantas nativas, da Sociedade Amigos do Boi Rosado, coordenada pelo artista plástico Severino Iabá.

Os poetas participantes da antologia “Nós da Poesia + 20 Nosotros” são de países da América Latina, Espanha, Canadá e São Thomé e Príncipe (África). Também há destaques para duas indígenas, duas crianças e uma poetisa com síndrome de Down. "Esta é uma forma de ressaltar que sem poesia a vida é insustentável e não há sustentabilidade possível no planeta, sem aprendermos a respeitar as diferenças e valorizar a diversidade cultural", aponta a presidente do Instituto Imersão Latina - Imel e organizadora da antologia, Brenda Marques Pena. A publicação com 120 páginas mpressa pela Editora Todas as Letras tem ilustração de Yara Abreu, contracapa com poemagem de Jaak Bosmans, arte final de Beto Ferris, traduções de Brenda Marques e Clevane Pessoa, já que a edição é bilíngüe (espanhol e português), revisão de Bilá Bernardes e Iván Verdugo.

Autores: Alfred Asís, Ametista Nunes, Angela Togeiro, Annabel Villar, Avelin Rosana, Bilá Bernardes, Brenda Mar(que)s Pena, Carlos Roldán, Cláudio Márcio Barbosa, Clemente Padín, Clevane Pessoa, Conceição Lima, Daniel de Cullá, Dinorá Couto, Efraim Bartolomé, Ênio Poeta, Enrique Godoy Duran, Enrique Hernández-D’Jesús, Gianluca Pereira Souza, Gioconda Belli, Glória Dávila, Glória Gutiérres Ortiz, Graça Graúna, Gustavo Ramirez, Helenice Rocha, Helen Novais, Isabel Vargas, Isabelle Cavalheiro de Melo, Iván Verdugo, João Manoel Lourenço, José Estanislau Filho, Juan Disante, Luiz Gonzaga Marcelino, Marcos Fabrício Silva, Maria Eugênia, Maria Inez Fontes Ricco (MIFORI), Marta Reis, Meire dos Santos, Nela Rio, Noeme Rocha da Silva, Norália de Mello Castro, Olinda Beja, Pâmilla Vilas Boas, Paz Cerrillo, Rogério Salgado, Severino Iabá, Solange Passos, Stela Lima Lombardi, Tereza Lúcia Avelar e Virgilene Araújo


Nós da Poesia

O projeto Nós da Poesia já circulou por várias cidades do Brasil e da América Latina, em Bienais de Minas, São Paulo e Rio de Janeiro, feiras e encontros literários tradicionais como o Psiu Poético, em Montes Claros, o Congresso Brasileiro de Poesia, em Bento Gonçalves, os Jogos Florais de Montevidéu (Uruguai), organizados pelo Movimento aBrace e o Buenos Aires Poesia, realizado na Argentina pelo Grupo Pretextos. Esta iniciativa do Instituto Imersão Latina visa incentivo à leitura, circulação literária e publicação de livros cooperativos. O volume 1 foi publicado em 2009, e hoje já na terceira edição, o projeto reúne mais de 100 poetas, incluindo sempre o Destaque Criança não é Brinquedo.

Imersão Latina

O Instituto Imersão Latina foi criado há 7 anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de reunir as vozes de ativistas da América Latina pela democratização da comunicação, direito dos povos e promoção de eventos de artes integradas. Hoje é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes, formada por ativistas que se preocupam em defender e mostrar toda a diversidade cultural, ambiental e de idéias da América Latina. Entre suas atividades permanentes estão a realização de eventos de artes-integradas (música, literatura, vídeo e artes cênicas) e da cultura digital. O IMEL mantém um portal www.imersaolatina.com, um blog www.imersaolatina.blogspot.com e uma rede com a participação de pessoas de várias países.


Outras informações e entrevistas:
(31) 8811-9469 (31) 32276869 (Brenda Marques Pena)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão

Por Dava Silveira*

Geraldo Vandré completa 81 anos em 12 de setembro e a questão da ditadura militar parece mais atual do que nunca. 

Estando a história do compositor entrelaçada com esse período da história do Brasil, resolvi selecionar um trecho do meu livro para ilustrar uma das heranças do golpe de 1964: “Geraldo Vandré exemplifica como ninguém os conflitos vividos pelo artista engajado dos anos 60. Influenciado pelas propostas do Centro Popular de Cultura, que pregava a “ida ao povo”, também convivia com a nova forma de articulação da indústria cultural com a música, tornando-a dependente de uma dinâmica mercantil que escapava ao seu controle.

Mas o compositor de “Caminhando” ilustra também o drama pelo qual passaram aqueles que se exilaram após a promulgação do AI-5 e que, ao retornarem, encontraram um país bem diferente. As transformações políticas, econômicas e culturais, provocadas pelo permanente controle do AI-5, tornaram possível a consolidação da indústria cultural, mudando,…

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

INVITAMOS A LOS ESCRITORES LATINOS A PARTICIPAR DE LA EDICIÓN DE NÓS DA POESIA Y NOSOTROS EN QUE LA TEMÁTICA ES CONTRA EL INDIVIDUALISMO, EN UNA PROPUESTA DE MIRARMOS NUESTROS HERMANOS DE LATINOAMERICA.
Estamos utilizando la metáfora “el azúcar del vecino”, como algo que siempre tenemos que cooperar entre nosotros y ver desde el otro que está el lado, próximo como un amigo y hermano. Pueden enviar un poema o cuento poético hasta 3 páginas al máximo y una biografia de hasta 5 lineas para nosdapoesia@gmail.comesta semana, hasta viernes día 17.
La edición estará lista para el dia 23 de abril en Brasil, cuando es el lanzamiento en Bienal del Livro de Minas Gerais, en Belo Horizonte y luego en Encuentro Literário de Mercosur y Encuentro Latinoamericano Abrazo de Voces en Argentina.  (En Argentina se quiera y se puedes estar en esa fecha del final de abril, puedes participar de las actividades del encuentro y podemos incluso presentar algo juntos se quieres). Será muy bueno! Estuve año pasa…

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

O evento agita a Praça de Santa Tereza e contagia todos que passam por lá No próximo domingo, dia 21 de agosto, o projeto “Santa Leitura”, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, agora no terceiro domingo do mês.

Neste domingo o projeto “Santa Leitura”, que recebeu recentemente o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, receberá as ilustres presenças da escritora e contadora de histórias, Helenice Matias e do cantor Guilherme Mendes, participante do The Voice Kids Brasil. Também neste domingo será lançado o concurso “Vamos falar do Santa Leitura”, onde os frequentadores poderão participar enviando um texto com sua visão sobre o projeto. Três textos serão selecionados e premiados posteriormente. O prazo para entrega dos textos é até dia 18 de novembro de 2016 e o resultado final e premiação serão no dia 18 de dezembro de 2016.


CONCURSO:  VAMOS FALAR DO SANTA LEITURA…