Pular para o conteúdo principal

Encontro de autoras do Nós da Poesia: Meire Sateré e Avelin Rosana



Por Avelin Rosana*

Ahhhh!!!! Então foi um reencontro mágico em Belo Horizonte...Saudades, risadas, poesias! Lembramos de uma época em que duas pessoas completamente diferentes viveram sob o mesmo teto...Teto escaldante no calor abafado do norte, a beira do rio Madeira.Ela, Meire Cabral, "Meiroca Sateré", uma menina tímida de lindo sorriso, de coração humilde e força de guerreira típica de seu povo Sateré e eu Avelin Rosana, uma maluca da cidade, tatuada, cheia de neuras que ouvia Janis e Elis e fumava Hollywood de menta. Meiroca me aceitava como eu era, até a fumaça não a incomodava e hoje confessou que gostava dos incensos que eu acendia para disfarçar o fedor do cigarro rs .Amor é assim, estranho, mas forte, rompe barreiras e é inexplicável!

Abaixo o poema de Meire Sateré publicado no livro Nós da Poesia + 20 Nosotros na sua língua e sua tradução para o português.
Wat’i wat at


Ta’i mi’i Tupana wuat’i mesuwarote iminug ko’i toine’en e. 
Tuwewanentup airania  upi 
Tutunug y’y, tutunug iwytu, tutunug yi. 
Wuat’i iminug koi tutunug wateropat hamo 
Tutunug hirokaria at kurin ewy.
Iha hetyhot wywo Tupana hetup 
 Yt watywaure tei’o ai wyria’in 
Tutunug aipy’a nu mehit ewy
Ma’ato  miit’in nu ewy  sese toine’en
Tupana tikye’sat torania miit toweno’e nu kaipyi hap
Wateropat hamo torania iminug koi.
 Wentup yn ni netap toine’en airania wat!


O sol do Universo. (Tradução)

Quando Deus criou o mundo.
Pensou em cada um de nós.
Fez a água, fez  o ar , fez a terra!
Fez o mundo pra gente cuidar...
Fez as crianças como pequenos sóis...
Pedindo com seus olhos brilhantes
Pra que não esquecessemos do próximo
Criou corações de diamantes.
Mas a maioriaSe tornaram pedregosos...
Deus manda que saia vida das pedras, e cuidemos  do mundo
O lar único e nosso!





 *Esse relato foi publicado primeiramente no facebook da Avelin Rosana, socióloga, conselheira do Imersão Latina e integrante do Comitê Mineiro pela causa indígena. É uma das autoras do Nós da Poesia, volumes I, II e especial Nós da Poesia + 20 Nosotros. Meire Sateré foi o destaque indígena da antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros, lançada em 2012 na Cúpula dos Povos, durante a Rio + 20.

Aguardem novos lançamentos, encontros e apresentações poéticas do Nós da Poesia este ano. Divulgaremos a agenda aqui neste blog e no site http://www.imersaolatina.com. Acompanhem!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …