sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

‘Prêmio Sesc de Literatura 2016’ com inscrições abertas


Escritores podem se inscrever nas categorias Conto e Romance


Prêmio Sesc de Literatura 2016 está com inscrições abertas, até o dia 12 de fevereiro, para as categorias Conto e Romance. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado.

Poderão concorrer autores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita para os Romances e não serão permitidas inscrições de obras póstumas.

O livro deve ser inédito e o concorrente não poderá ter nenhuma outra obra publicada na categoria em que se inscrever. Para os Contos, o trabalho deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres, e nos Romances, entre 180 e 600 mil caracteres. Vale lembrar que será permitida a inscrição de título cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Prêmio Sesc de Literatura. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o candidato poderá acompanhar o processo de avaliação. Confira o edital completo aqui.

O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Cada vencedor assinará contrato de publicação com a editora, que ficará responsável pelos termos de edição.

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. Não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio, das Federações do Comércio, da editora Record e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso.

Prêmio Sesc de Literatura já revelou 21 novos escritores. Em 2015, os livros vencedores foram: o Romance Desesterro, da paulista Sheyla Smanioto; e na categoria Conto, Antes que seque, da carioca Marta Barcellos.

SERVIÇO
Prêmio Sesc de Literatura 2016
Prazo para inscrições: Até 12 de fevereiro
Gratuito  

Um comentário:

LÁ VAMOS NÓS DA POESIA…