Pular para o conteúdo principal

‘Prêmio Sesc de Literatura 2016’ com inscrições abertas


Escritores podem se inscrever nas categorias Conto e Romance


Prêmio Sesc de Literatura 2016 está com inscrições abertas, até o dia 12 de fevereiro, para as categorias Conto e Romance. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção literária nacional por meio da valorização de novos escritores e da renovação do mercado.

Poderão concorrer autores brasileiros e estrangeiros, residentes no Brasil, com mais de 18 anos. O candidato deverá adotar um pseudônimo, não podendo assinar a obra com o nome verdadeiro. A coautoria é aceita para os Romances e não serão permitidas inscrições de obras póstumas.

O livro deve ser inédito e o concorrente não poderá ter nenhuma outra obra publicada na categoria em que se inscrever. Para os Contos, o trabalho deverá ter entre 140 a 400 mil caracteres, e nos Romances, entre 180 e 600 mil caracteres. Vale lembrar que será permitida a inscrição de título cuja pequena parcela do conteúdo tenha sido publicada em blogs pessoais ou revistas eletrônicas, desde que não ultrapasse 25% do total da obra.

Os interessados devem se inscrever pelo site do Prêmio Sesc de Literatura. Um código identificador é gerado automaticamente e, com esse, o candidato poderá acompanhar o processo de avaliação. Confira o edital completo aqui.

O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2 mil exemplares. Cada vencedor assinará contrato de publicação com a editora, que ficará responsável pelos termos de edição.

Os textos serão analisados por uma comissão julgadora composta de escritores, jornalistas, críticos literários e especialistas em literatura. Não podem concorrer funcionários, estagiários e parentes (até segundo grau) de funcionários do Sesc, da Confederação Nacional do Comércio, das Federações do Comércio, da editora Record e nem dos envolvidos no processo de julgamento do concurso.

Prêmio Sesc de Literatura já revelou 21 novos escritores. Em 2015, os livros vencedores foram: o Romance Desesterro, da paulista Sheyla Smanioto; e na categoria Conto, Antes que seque, da carioca Marta Barcellos.

SERVIÇO
Prêmio Sesc de Literatura 2016
Prazo para inscrições: Até 12 de fevereiro
Gratuito  

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição Aspectos Urbanos reúne artes visuais de Iara Abreu e poesia de vários poetas em Ouro Preto

Iara Abreu e vários dos poetas participantes são coautores do coletivo Nós da Poesia

Imperfeita Desarmonia de Fernando Antônio Fonseca tem lançamento na próxima Feira de Poesia Especial

Fernando Antônio Fonseca e Scortecci Editora convidam para o Lançamento do livro “Imperfeita Desarmonia”, dia 26/01/2017, às 19:30 hs, no Feira de Poesia Especial. Local: Centro Cultural Padre Eustáquio Rua Jacutinga, 821 (anexo a Feira Coberta) Entrada Franca

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…