Pular para o conteúdo principal

CD Tropofonia será lançado neste sábado com performances poéticas e sonoras na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa


O programa de rádio Tropofonia (rádio UFMG educativa 104,5) ganhou no ano de 2010 o principal prêmio do radialismo brasileiro: Prêmio Roquette-Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora, da ARPUB e do MinC em parceria com o IMEL – instituto Imersão Latina. Tropofonia, uma experiência de linguagem, consiste na criação e apresentação de roteiros da vida e obra de poetas contemporâneos de agora, através de uma poética sonora de invenção, transformando o rádio em arte.

Tropofonia Belo Horizonte começou em 2009 com os argentinos Sebastián Moreno e Laia Ferrari e o poeta brasileiro Wilmar Silva. A partir de 2010, com a saida de Sebastián e Laia para Cochabama, Bolívia, onde criaram mais um núcleo Tropofonia, Francesco Napoli e Cristina Borges passaram a integrar o programa ao lado de Wilmar Silva.

O cd “Tropofonia” contém 19 (dezenove) faixas com poemas sonoros selecionadas dos programas apresentados em 2010, gravados nos estúdios da Rádio UFMG Educativa e masterizados por André Soares. Faixas do cd Tropofonia, poesia biosonora:

1_nãoíndio_djami_sezostre
2_protos_oliverio_girondo
3_anu_wilmar_silva
4_mãeãm_djami_sezostre
5_zoormiga_fatras_djami_sezostre
6_aatopiaa_djami_sezostre
7_azes_marioswald_de_andrade
8_crime_na_flora_ferreira_gullar
9_poema_estrutural_fernando_aguiar
10_nicholai_de_dacia_djami_sezostre
11_eu_não_eu_francesco_napoli
12_vvv_djami_sezostre
13_poema_em_linha_reta_fernando_pessoa
14_take then, these...charles_bernstein
15_extinção_régis_bonvicino
16_velocidade_ronaldo azeredo
17_a_piedade_roberto_piva
18_a_minha_porção_de_desejo_joão_miguel_henriques
19_a_vida_me_carrega_no_ar_como_um_gigantesco_abutre_roberto_piva

O show de lançamento do cd “Tropofonia” terá a apresentação da performance de poesia biosonora NEONÃO com Wilmar Silva e Francesco Napoli. Além de artistas convidados, ligados de alguma forma ao projeto, como os poetas Jovino Machado, Lucas Guimaraens, Regina Mello e Brenda Mar(que)s Pena, os músicos Pedro Morais e Phillipe Lobo, Thiago Diniz e Camila Teixeira, as cantoras Rita Silva e Carol Viveiros, os videomakers Gigio Gomes e Bruno Grossi, o produtor Pedrinho Alves Madeira, a artista visual Camila Buzelin.

NEONÃO é um trabalho de Wilmar Silva e Francesco Napoli com a intenção de desenvolver uma linguagem poética, sonora e física, que não fosse nem poesia e nem música, mas sendo performance em diálogo com todas as artes, tendo como essência as línguas da vida. A poesia biosonora é uma combinação de elementos da poesia sonora com ruídos provindos de música experimental sem cair em nenhum território. A voz perpassa uma infinidade de entonações do murmúrio ao grito e a guitarra é utilizada de modo experimental sem aderir às convenções musicais, mas dialogando com este universo. Na poesia biosonora a palavra e os ruídos produzidos pela guitarra entram em simbiose de modo que o poema se revele como coisa, como objeto quase táctil, quase tangível. A palavra como coisa é moldada pela voz de Wilmar Silva e pelos ruídos eletrificados da guitarra em uma incorporação do corpo da palavra. NEONÃO é uma linguagem inovadora que vem conquistando cada vez mais ouvintes interessados em novidades artísticas, com apresentações realizadas em Portugal, na Bolívia e no Brasil.

O formato radiofônico com o nome “Tropofonia” está no ar semanalmente desde fevereiro de 2007 na cidade de Rosario na Argentina. Em 2008 iniciou-se o programa no Uruguai na cidade de La Paloma. Em 2009 estreia a sede de “Tropofonia” em Belo Horizonte, e em 2010 o programa foi inaugurado em Cochabamba na Bolívia. E agora em 2011 o “Tropofonia” Belo Horizonte passa a ser veiculado também na Espanha, pela Universidad de Salamanca.

lançamento cd tropofonia
apresentação performance NEONÃO
c/ wilmar silva e francesco napoli

30/04/11 sábado 21h
teatro da biblioteca pública estadual luiz de bessa
Praça da Liberdade - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
entrada franca

CONTATOS:

Francesco Napoli
francesconap@gmail.com

Wilmar Silva
wilmarsilva@wilmarsilva.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …