CD Tropofonia será lançado neste sábado com performances poéticas e sonoras na Biblioteca Estadual Luiz de Bessa


O programa de rádio Tropofonia (rádio UFMG educativa 104,5) ganhou no ano de 2010 o principal prêmio do radialismo brasileiro: Prêmio Roquette-Pinto de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, na categoria rádio-arte/experimentação sonora, da ARPUB e do MinC em parceria com o IMEL – instituto Imersão Latina. Tropofonia, uma experiência de linguagem, consiste na criação e apresentação de roteiros da vida e obra de poetas contemporâneos de agora, através de uma poética sonora de invenção, transformando o rádio em arte.

Tropofonia Belo Horizonte começou em 2009 com os argentinos Sebastián Moreno e Laia Ferrari e o poeta brasileiro Wilmar Silva. A partir de 2010, com a saida de Sebastián e Laia para Cochabama, Bolívia, onde criaram mais um núcleo Tropofonia, Francesco Napoli e Cristina Borges passaram a integrar o programa ao lado de Wilmar Silva.

O cd “Tropofonia” contém 19 (dezenove) faixas com poemas sonoros selecionadas dos programas apresentados em 2010, gravados nos estúdios da Rádio UFMG Educativa e masterizados por André Soares. Faixas do cd Tropofonia, poesia biosonora:

1_nãoíndio_djami_sezostre
2_protos_oliverio_girondo
3_anu_wilmar_silva
4_mãeãm_djami_sezostre
5_zoormiga_fatras_djami_sezostre
6_aatopiaa_djami_sezostre
7_azes_marioswald_de_andrade
8_crime_na_flora_ferreira_gullar
9_poema_estrutural_fernando_aguiar
10_nicholai_de_dacia_djami_sezostre
11_eu_não_eu_francesco_napoli
12_vvv_djami_sezostre
13_poema_em_linha_reta_fernando_pessoa
14_take then, these...charles_bernstein
15_extinção_régis_bonvicino
16_velocidade_ronaldo azeredo
17_a_piedade_roberto_piva
18_a_minha_porção_de_desejo_joão_miguel_henriques
19_a_vida_me_carrega_no_ar_como_um_gigantesco_abutre_roberto_piva

O show de lançamento do cd “Tropofonia” terá a apresentação da performance de poesia biosonora NEONÃO com Wilmar Silva e Francesco Napoli. Além de artistas convidados, ligados de alguma forma ao projeto, como os poetas Jovino Machado, Lucas Guimaraens, Regina Mello e Brenda Mar(que)s Pena, os músicos Pedro Morais e Phillipe Lobo, Thiago Diniz e Camila Teixeira, as cantoras Rita Silva e Carol Viveiros, os videomakers Gigio Gomes e Bruno Grossi, o produtor Pedrinho Alves Madeira, a artista visual Camila Buzelin.

NEONÃO é um trabalho de Wilmar Silva e Francesco Napoli com a intenção de desenvolver uma linguagem poética, sonora e física, que não fosse nem poesia e nem música, mas sendo performance em diálogo com todas as artes, tendo como essência as línguas da vida. A poesia biosonora é uma combinação de elementos da poesia sonora com ruídos provindos de música experimental sem cair em nenhum território. A voz perpassa uma infinidade de entonações do murmúrio ao grito e a guitarra é utilizada de modo experimental sem aderir às convenções musicais, mas dialogando com este universo. Na poesia biosonora a palavra e os ruídos produzidos pela guitarra entram em simbiose de modo que o poema se revele como coisa, como objeto quase táctil, quase tangível. A palavra como coisa é moldada pela voz de Wilmar Silva e pelos ruídos eletrificados da guitarra em uma incorporação do corpo da palavra. NEONÃO é uma linguagem inovadora que vem conquistando cada vez mais ouvintes interessados em novidades artísticas, com apresentações realizadas em Portugal, na Bolívia e no Brasil.

O formato radiofônico com o nome “Tropofonia” está no ar semanalmente desde fevereiro de 2007 na cidade de Rosario na Argentina. Em 2008 iniciou-se o programa no Uruguai na cidade de La Paloma. Em 2009 estreia a sede de “Tropofonia” em Belo Horizonte, e em 2010 o programa foi inaugurado em Cochabamba na Bolívia. E agora em 2011 o “Tropofonia” Belo Horizonte passa a ser veiculado também na Espanha, pela Universidad de Salamanca.

lançamento cd tropofonia
apresentação performance NEONÃO
c/ wilmar silva e francesco napoli

30/04/11 sábado 21h
teatro da biblioteca pública estadual luiz de bessa
Praça da Liberdade - Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil
entrada franca

CONTATOS:

Francesco Napoli
francesconap@gmail.com

Wilmar Silva
wilmarsilva@wilmarsilva.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão