Pular para o conteúdo principal

Nós da Poesia e alguns de seus poetas

Nós da Poesia e alguns de seus poetas

Um grupo dos poetas participantes, no Coletivo Contorno, com Brenda Mars, em 20 de junho, com Nós da Poesia nas mãos. Crédito da foto: Rafael Gaia.
Marco Aurélio Lisboa :Crédito da foto:Clevane Pessoa
Karina Campos e Clevane Pessoa -Crédito da foto:Gabriel Pessoa
Gabriel pessoa e Karina campos.Crédito da foto:Clevane
Bilá Bernardes-Cônsul de Poetas del Mundo em MG e revisora do Nós da Poesia-Crédito da foto:Clevane Pessoa
Iara Abreu , artista plástica e peota visual, a capista dos volumes I e II,
Jânia de Souza, da Sociedade dos poetas Vivos e Afins de Natal, RN
Clevane Pessoa e Juciléia Botelho
Allez Pessoa-baixista da banda Tancredos.
Benda Mars, Presidente do IMEL e organizadora da antologia NÓS DA POESIA--Edit.All Print/selo IMEL - na Bienal do Livro-RJ-2009
Capa de um dos livros de Luiz Lyrio, que prefaciei, nos seus 35 anos de magistério.O autor e seus filhos.
Contracapa de ABDUÇÃO-Contos magistrais,que prefaciei..R & S-Gráfica e editora.
Marcas de Batom, contos, que prefaciei-Edição Estalo, a revista.Versão da capa original de Alessandro Pessoa.A leitura dramática desses contos foi feita por Luiz Lyrio e eu, no Restaurante Cozinha de Minas, que apoiou a edição.
Levarei estes lírios , em alusão ao sobrenome, para homenagear a família e o escritor, in memoriam.
Caderno de Cultura-Página 4-Jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte.




Assim qual adoro prefaciar livros-qual a parteira que traz os filhos de outrem à luz- adoro ilustrá-los, fazer capas, ir ás noites de autógafos.Gosto muito de antologias poruqe nos remetem ao coletivo- o que digo no prefácio do Nós da poesia I.Nesta edição, estava ainda imapctuada com a morte inesperada, do escritor e poeta Luiz Lyrio , para escrever a respeito, embora Brenda Mars tivesse solicitado que o fizesse.Então,enviei um poemeto que escrevera para uma foto que ele clicou de uma palmeira solitária, em tepofilo otoni, quando fomos tomar posse na Academia de Letras de Teófilo Otoni-ALTO.
Eu falara de passagens , ele também , noutro momento e Brenda colocou os poemas sequencialmente.

Sua partida mostrou o quanto, em especial pela Internet, prestavam atenção em suas crônicas e artigos veementes-contra ou favor disto e daquilo.Luiz Lyro escrevia todo o tempo.Nosso amigo comum Marco Aurélio foi visitá-lo no hospital e contou-me que ele estava com o laptop, escrevendo, no leito.pensei então, em deixar para visitá-lo quando tivesse alta .Não deu tempo.Talvez melhor assim, lembrá-lo sempre com a risada sui generis, a bondade, a quase ingenuidade por um lado, balanceada por agudo senso crítico e humor sarcástico do outro.Era um cartunista que não desenhava, então, dava um jeito de ilustrar seus "cartoons".A propósito, para essa antologia, o poeta Bruno Grossi, o caricaturista begê, fez uma caricatura sua.


E os vivos, o relembrarão, pela palavra dita.deixa-nos o legado da coragem de dizer o que queria.E escrever assim tão bem.

Os vivos dirão seus poemas e os próprios, porque não existe morte para os que são poetas e podem ser lembrados. Sinto-o ainda vivo, prestes a chegar de algum lugar ,ou do computador do qual pouco se afastava.

Clevane Pessoa

Acima, a foto de alguns autores, aos poucos, iremos publicando os demais, que não puderam comparecer á sessão de fotos.

Fonte: http://hana-haruko.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …