Pular para o conteúdo principal

Lançamento do Nós da Poesia aconteceu em clima de confraternidade e emoções

Lírios oferecidos à irmã do homenageado, Luiz Lyrio





Conto alguma coisa sobre Luiz Lyrio, mostro livros do saudoso autor, a caricatura feita por BEGÊ, que estava presente com a esposa, Diane Mazzoni-ambos poetas.Leio o poema ilustrado por Iara Abreu, para a exposição Aspectos Urbanos.









Adicionar legenda





A editora é a All Printe, o selo é do IMEL; a capa é trabalho do artefinalista Beto Ferris, sobre concepção de Iara Abreu, que também fez a primeira capa ; caricatura de Luiz Lyrio por Begê (do Portal do ilustrador).a contracapa foi feita sobre poemagem de Jaak Bosmans (Representante da FALASP em Belo Horizonte) que também expôs algumas no evento, prefácio de Lucas Guimaraens (neto do famoso poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens) ; texto de abertura sobre Mercedes Sosa, de Rosa Helena Pimentel.

Quando cheguei, Brenda Mars e Bilá Bernardes diziam poemas dos vários autores e de sua própria autoria.Levei um vaso de lírios para a familia do homenageado , poemas, fotos e capas e livros de Luiz Lyrio.

Presentes muitos amigos e autores, dentre os quais, Tânia Diniz, editora de Mulheres Emergentes e Poeta, Eurides Lemos Moraes da Cunha e esposo (ela é autora de Prosa Para Gente Grande), José Estanislau(, autor , entre outros, de Todos Os Dias São Úteis-que prefaciei , Virgilene Araújo (autora de Brincando de Representar, que prefaciei e ilustrei;co-autora entre vários, com o esposo Rogério Salgado,de Tipo Exportação, que também prefaciei ) e sua irmã, a dentista Virgínia;Antonio Carlos Dayrell (autor de Poesia para parar o tempo);Nelson Pombo, atual tesoureiro do IMEL;

Aos poucos, irei falando mais a respeito.

O evento foi encerrado com Brenda Mars cantando um poema de Luiz Lyrio, "Que Descanses em Paz" - musicada por ela, que é baterista da banda (Cáustica).

Fonte: http://hana-haruko.blogspot.com

Comentários

  1. Querida amiga Brenda Marques,

    Com carinho agradeço a oportunidade de participar da coletânea "Nós da Poesia".
    Para mim é uma imensa honra está presente entre os poetas das Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte singrando os mares do mundo.
    Na Semana da Amizade fica o abraço poético social do laço de "Nós da Poesia".
    Meu abraço a todos os participantes. É enorme o prazer de partilhar a palavra com o verbo de cada um de vocês e juntos formarmos a estrela da paz no amor, esse bem maior da humanidade.

    Jania Souza
    http://www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.co

    ResponderExcluir
  2. O tempo passa e as páginas nos diz que somos o que pensamos, e assim, os desafios da vida nos nossos pulsos que sobem e decem num compasso de palavras contornando expressões "SOU MUITO FELIZ!!!" em compartilhar com todos vocês, momentos estes que são mágicos e únicos, que fazem pulsar muito mais forte os nossos corações emocionando e vibrando nossas almas e que com certeza são valores que deixarão saudades!!! Obrigada por estarem comigo e parabéns pra nós "POETAS".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

INVITAMOS A LOS ESCRITORES LATINOS A PARTICIPAR DE LA EDICIÓN DE NÓS DA POESIA Y NOSOTROS EN QUE LA TEMÁTICA ES CONTRA EL INDIVIDUALISMO, EN UNA PROPUESTA DE MIRARMOS NUESTROS HERMANOS DE LATINOAMERICA.
Estamos utilizando la metáfora “el azúcar del vecino”, como algo que siempre tenemos que cooperar entre nosotros y ver desde el otro que está el lado, próximo como un amigo y hermano. Pueden enviar un poema o cuento poético hasta 3 páginas al máximo y una biografia de hasta 5 lineas para nosdapoesia@gmail.comesta semana, hasta viernes día 17.
La edición estará lista para el dia 23 de abril en Brasil, cuando es el lanzamiento en Bienal del Livro de Minas Gerais, en Belo Horizonte y luego en Encuentro Literário de Mercosur y Encuentro Latinoamericano Abrazo de Voces en Argentina.  (En Argentina se quiera y se puedes estar en esa fecha del final de abril, puedes participar de las actividades del encuentro y podemos incluso presentar algo juntos se quieres). Será muy bueno! Estuve año pasa…

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

O evento agita a Praça de Santa Tereza e contagia todos que passam por lá No próximo domingo, dia 21 de agosto, o projeto “Santa Leitura”, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, agora no terceiro domingo do mês.

Neste domingo o projeto “Santa Leitura”, que recebeu recentemente o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, receberá as ilustres presenças da escritora e contadora de histórias, Helenice Matias e do cantor Guilherme Mendes, participante do The Voice Kids Brasil. Também neste domingo será lançado o concurso “Vamos falar do Santa Leitura”, onde os frequentadores poderão participar enviando um texto com sua visão sobre o projeto. Três textos serão selecionados e premiados posteriormente. O prazo para entrega dos textos é até dia 18 de novembro de 2016 e o resultado final e premiação serão no dia 18 de dezembro de 2016.


CONCURSO:  VAMOS FALAR DO SANTA LEITURA…

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão

Por Dava Silveira*

Geraldo Vandré completa 81 anos em 12 de setembro e a questão da ditadura militar parece mais atual do que nunca. 

Estando a história do compositor entrelaçada com esse período da história do Brasil, resolvi selecionar um trecho do meu livro para ilustrar uma das heranças do golpe de 1964: “Geraldo Vandré exemplifica como ninguém os conflitos vividos pelo artista engajado dos anos 60. Influenciado pelas propostas do Centro Popular de Cultura, que pregava a “ida ao povo”, também convivia com a nova forma de articulação da indústria cultural com a música, tornando-a dependente de uma dinâmica mercantil que escapava ao seu controle.

Mas o compositor de “Caminhando” ilustra também o drama pelo qual passaram aqueles que se exilaram após a promulgação do AI-5 e que, ao retornarem, encontraram um país bem diferente. As transformações políticas, econômicas e culturais, provocadas pelo permanente controle do AI-5, tornaram possível a consolidação da indústria cultural, mudando,…