quinta-feira, 15 de março de 2012

Poesias de Março comemora o dia Internacional da poesia com a reunião de poetas mineiros e organizações internacionais


Para comemorar o dia Internacional da Poesia, em 21 de março, a Associação Internacional dos Poetas Del Mundo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Imersão Latina realizam o evento Poesias de Março. Além de ser uma reunião entre vários poetas mineiros, neste dia será a apresentação da nova diretoria de Poetas Del Mundo MG. O evento acontece no Teatro da Biblioteca Púbica Estadual Luís de Bessa, a partir das 18 horas, com solenidade de posse e sarau de poesias com os grupos Nós da Poesia, Pasárgada e outros importantes poetas. Haverá participação especial do fundador de Poetas del Mundo, o chileno Luis Arias Manzo e Delasnieve Daspet, Presidente da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo no Brasil.

De acordo com o representante da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo por Minas Gerais, Newton Emediato Filho, o Poesias de Março pretende ser uma confraternização entre vários poetas mineiros no dia Internacional da Poesia para refletir sobre a importância da poesia na atualidade. “Sobretudo é importante ressaltar que antes de ser um grande poeta é preciso ser um grande ser humano. E assim darmos nossa contribuição efetiva para a construção de um mundo melhor”, enfatiza Newton.

Poesia Latino Americana

O Movimento dos Poetas Del Mundo teve início no Chile em 2005 e no dia 13 de março de 2010 passou a ser uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O objetivo do Presidente Mundial e Fundador chileno, Árias Manzo, era de agregar poetas de todo o mundo para atuar em prol de causas como: Meio Ambiente, Cultura da Paz, Soberania dos Povos, Direitos Humanos, Crianças e dos menos favorecidos da Sociedade. Antes de se tornar uma OSCIP, funcionou como um Fórum Internacional estando presente em mais de 100 países, nos 5 continentes, contando com mais de 6.500 poetas.

Ainda no cenário latino americano, o Instituto Imersão Latina (Imel), formado por ativistas se dedica em promover a diversidade cultural, ambiental e de ideias dos povos latino americanos. Uma das principais preocupações do Instituto é trabalhar em rede como forma de integrar e dar vazão à diversidade cultural da América Latina, a partir do compartilhamento de experiências. O Instituto se propõe a ser uma infovia cultural, ou seja, um meio de ligação entre diferentes práticas culturais e comunicativas na América Latina.


O Imel também foi criado em 2005, como um projeto de comunicação alternativa, a partir de um diagnóstico decorrente de pesquisas apresentadas no encontro da ALAIC – Associación Latinoamericana de Investigadores de Comunicación, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. A conclusão do congresso que tratava do tema da democratização da comunicação na América Latina foi unânime: esta é uma tarefa pendente. Assim, o Imel tem trabalho para pesquisar e difundir a diversidade cultural, ambiental e de idéias, por meio da realização de eventos de artes-integradas, de comunicação e da cultura digital livre.

Serviço:
Poesias de Março
Data: 21 de março a partir das 18 horas
Local: Teatro da Biblioteca Púbica Estadual

Contatos para entrevistas:
Pâmilla Vilas Boas (31) 87492044
Newton Emediato Filho (31) 9177 1805


POSSE DA DIRETORIA DA REPRESENTAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS (GOVERNADORIA)
DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO


A Associação Internacional Poetas del Mundo, entidade sucessora do Movimeto Poetas del Mundo, fundada no Chile, e, regulamentada legalmente via Brasil, a pedido do Presidente Fundador - Sr. LUIZ ÁRIAS MANZO, registrado sob o n° 51.741 – Livro A-182 fls.203v a 212 do protocolo Livro A-17 n. 318.809 – em 29 de junho de 2010 – Cartório 4º Serviço Notorial e Registral de Títulos e Documentos das Pessoas Jurídicas de Campo Grande-Mato Grosso do Sul – Brasil, por sua Presidente Delasnieve Daspet, CONVIDA para a posse formal da Representação do Estado de Minas Gerais de conformidade com o Artigo 2º, § 4º ao 13º do Estatuto da entidade.

A solenidade se dará no teatro Jose Aparecido de Oliveira na Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte MG, às 18:00 horas. Logo em seguida acontecerá o evento "Poesias de Março" - pelo Dia Internacional da Poesia, promovido pela Associação Internacional Poetas del Mundo, seccional de Minas Gerais e Instituto de Imersão Latina:

Tomarão posse na direção da Representação para o estado de Minas Gerais da Associação Internacional Poetas del Mundo:

Governador: Newton Emediato Filho
Vice-Governador: Marta Helena dos Reis
Secretário: José Ênio Silva
2º Secretária: Márcia Soares de Araújo Rodrigues
Tesoureiro: Carlos Santiago da Silva Ramalho
2º Tesoureiro: Irineu Baroni Costa
Diretora Jurídica: Flávia Pereira Amaral Moreira
Diretora de Comunicação: Brenda Marques Pena
Diretora de Eventos: Pamilla Vilas Boas Ribeiro
Diretor de Produção Editorial: Aníbal Albuquerque
Diretora de Patrimônio: Eurides Lemos Morais da Cunha
Conselho Fiscal Efetivos:
1) Rozilda Jacinta Lopes
2) Léa Lucia Viana
3) Luiz Gonzaga Marcelino
Suplentes:
1) Jusberto Cardoso Filho
2) Maria Consuelo Aragão de Melo
3) Paulo César Lacerda de Oliveira
E-mail: - re-poetasdelmundo-mg@hotmail.com

Luiz Árias Manzo
Presidente Fundador

Delasnieve Daspet
Presidente da Associação Inter.Poetas del Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LÁ VAMOS NÓS DA POESIA…