Pular para o conteúdo principal

Poesias de Março comemora o dia Internacional da poesia com a reunião de poetas mineiros e organizações internacionais


Para comemorar o dia Internacional da Poesia, em 21 de março, a Associação Internacional dos Poetas Del Mundo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Imersão Latina realizam o evento Poesias de Março. Além de ser uma reunião entre vários poetas mineiros, neste dia será a apresentação da nova diretoria de Poetas Del Mundo MG. O evento acontece no Teatro da Biblioteca Púbica Estadual Luís de Bessa, a partir das 18 horas, com solenidade de posse e sarau de poesias com os grupos Nós da Poesia, Pasárgada e outros importantes poetas. Haverá participação especial do fundador de Poetas del Mundo, o chileno Luis Arias Manzo e Delasnieve Daspet, Presidente da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo no Brasil.

De acordo com o representante da Associação Internacional dos Poetas Del Mundo por Minas Gerais, Newton Emediato Filho, o Poesias de Março pretende ser uma confraternização entre vários poetas mineiros no dia Internacional da Poesia para refletir sobre a importância da poesia na atualidade. “Sobretudo é importante ressaltar que antes de ser um grande poeta é preciso ser um grande ser humano. E assim darmos nossa contribuição efetiva para a construção de um mundo melhor”, enfatiza Newton.

Poesia Latino Americana

O Movimento dos Poetas Del Mundo teve início no Chile em 2005 e no dia 13 de março de 2010 passou a ser uma OSCIP, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. O objetivo do Presidente Mundial e Fundador chileno, Árias Manzo, era de agregar poetas de todo o mundo para atuar em prol de causas como: Meio Ambiente, Cultura da Paz, Soberania dos Povos, Direitos Humanos, Crianças e dos menos favorecidos da Sociedade. Antes de se tornar uma OSCIP, funcionou como um Fórum Internacional estando presente em mais de 100 países, nos 5 continentes, contando com mais de 6.500 poetas.

Ainda no cenário latino americano, o Instituto Imersão Latina (Imel), formado por ativistas se dedica em promover a diversidade cultural, ambiental e de ideias dos povos latino americanos. Uma das principais preocupações do Instituto é trabalhar em rede como forma de integrar e dar vazão à diversidade cultural da América Latina, a partir do compartilhamento de experiências. O Instituto se propõe a ser uma infovia cultural, ou seja, um meio de ligação entre diferentes práticas culturais e comunicativas na América Latina.


O Imel também foi criado em 2005, como um projeto de comunicação alternativa, a partir de um diagnóstico decorrente de pesquisas apresentadas no encontro da ALAIC – Associación Latinoamericana de Investigadores de Comunicación, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. A conclusão do congresso que tratava do tema da democratização da comunicação na América Latina foi unânime: esta é uma tarefa pendente. Assim, o Imel tem trabalho para pesquisar e difundir a diversidade cultural, ambiental e de idéias, por meio da realização de eventos de artes-integradas, de comunicação e da cultura digital livre.

Serviço:
Poesias de Março
Data: 21 de março a partir das 18 horas
Local: Teatro da Biblioteca Púbica Estadual

Contatos para entrevistas:
Pâmilla Vilas Boas (31) 87492044
Newton Emediato Filho (31) 9177 1805


POSSE DA DIRETORIA DA REPRESENTAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS (GOVERNADORIA)
DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL POETAS DEL MUNDO


A Associação Internacional Poetas del Mundo, entidade sucessora do Movimeto Poetas del Mundo, fundada no Chile, e, regulamentada legalmente via Brasil, a pedido do Presidente Fundador - Sr. LUIZ ÁRIAS MANZO, registrado sob o n° 51.741 – Livro A-182 fls.203v a 212 do protocolo Livro A-17 n. 318.809 – em 29 de junho de 2010 – Cartório 4º Serviço Notorial e Registral de Títulos e Documentos das Pessoas Jurídicas de Campo Grande-Mato Grosso do Sul – Brasil, por sua Presidente Delasnieve Daspet, CONVIDA para a posse formal da Representação do Estado de Minas Gerais de conformidade com o Artigo 2º, § 4º ao 13º do Estatuto da entidade.

A solenidade se dará no teatro Jose Aparecido de Oliveira na Praça da Liberdade, 21, Funcionários, Belo Horizonte MG, às 18:00 horas. Logo em seguida acontecerá o evento "Poesias de Março" - pelo Dia Internacional da Poesia, promovido pela Associação Internacional Poetas del Mundo, seccional de Minas Gerais e Instituto de Imersão Latina:

Tomarão posse na direção da Representação para o estado de Minas Gerais da Associação Internacional Poetas del Mundo:

Governador: Newton Emediato Filho
Vice-Governador: Marta Helena dos Reis
Secretário: José Ênio Silva
2º Secretária: Márcia Soares de Araújo Rodrigues
Tesoureiro: Carlos Santiago da Silva Ramalho
2º Tesoureiro: Irineu Baroni Costa
Diretora Jurídica: Flávia Pereira Amaral Moreira
Diretora de Comunicação: Brenda Marques Pena
Diretora de Eventos: Pamilla Vilas Boas Ribeiro
Diretor de Produção Editorial: Aníbal Albuquerque
Diretora de Patrimônio: Eurides Lemos Morais da Cunha
Conselho Fiscal Efetivos:
1) Rozilda Jacinta Lopes
2) Léa Lucia Viana
3) Luiz Gonzaga Marcelino
Suplentes:
1) Jusberto Cardoso Filho
2) Maria Consuelo Aragão de Melo
3) Paulo César Lacerda de Oliveira
E-mail: - re-poetasdelmundo-mg@hotmail.com

Luiz Árias Manzo
Presidente Fundador

Delasnieve Daspet
Presidente da Associação Inter.Poetas del Mundo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Invitación a los escritores latinos a participar de la edición Nós da Poesia y Nosotros

INVITAMOS A LOS ESCRITORES LATINOS A PARTICIPAR DE LA EDICIÓN DE NÓS DA POESIA Y NOSOTROS EN QUE LA TEMÁTICA ES CONTRA EL INDIVIDUALISMO, EN UNA PROPUESTA DE MIRARMOS NUESTROS HERMANOS DE LATINOAMERICA.
Estamos utilizando la metáfora “el azúcar del vecino”, como algo que siempre tenemos que cooperar entre nosotros y ver desde el otro que está el lado, próximo como un amigo y hermano. Pueden enviar un poema o cuento poético hasta 3 páginas al máximo y una biografia de hasta 5 lineas para nosdapoesia@gmail.comesta semana, hasta viernes día 17.
La edición estará lista para el dia 23 de abril en Brasil, cuando es el lanzamiento en Bienal del Livro de Minas Gerais, en Belo Horizonte y luego en Encuentro Literário de Mercosur y Encuentro Latinoamericano Abrazo de Voces en Argentina.  (En Argentina se quiera y se puedes estar en esa fecha del final de abril, puedes participar de las actividades del encuentro y podemos incluso presentar algo juntos se quieres). Será muy bueno! Estuve año pasa…

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

O evento agita a Praça de Santa Tereza e contagia todos que passam por lá No próximo domingo, dia 21 de agosto, o projeto “Santa Leitura”, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, agora no terceiro domingo do mês.

Neste domingo o projeto “Santa Leitura”, que recebeu recentemente o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, receberá as ilustres presenças da escritora e contadora de histórias, Helenice Matias e do cantor Guilherme Mendes, participante do The Voice Kids Brasil. Também neste domingo será lançado o concurso “Vamos falar do Santa Leitura”, onde os frequentadores poderão participar enviando um texto com sua visão sobre o projeto. Três textos serão selecionados e premiados posteriormente. O prazo para entrega dos textos é até dia 18 de novembro de 2016 e o resultado final e premiação serão no dia 18 de dezembro de 2016.


CONCURSO:  VAMOS FALAR DO SANTA LEITURA…

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão

Por Dava Silveira*

Geraldo Vandré completa 81 anos em 12 de setembro e a questão da ditadura militar parece mais atual do que nunca. 

Estando a história do compositor entrelaçada com esse período da história do Brasil, resolvi selecionar um trecho do meu livro para ilustrar uma das heranças do golpe de 1964: “Geraldo Vandré exemplifica como ninguém os conflitos vividos pelo artista engajado dos anos 60. Influenciado pelas propostas do Centro Popular de Cultura, que pregava a “ida ao povo”, também convivia com a nova forma de articulação da indústria cultural com a música, tornando-a dependente de uma dinâmica mercantil que escapava ao seu controle.

Mas o compositor de “Caminhando” ilustra também o drama pelo qual passaram aqueles que se exilaram após a promulgação do AI-5 e que, ao retornarem, encontraram um país bem diferente. As transformações políticas, econômicas e culturais, provocadas pelo permanente controle do AI-5, tornaram possível a consolidação da indústria cultural, mudando,…