Pular para o conteúdo principal

10 anos do Manifesto das Flores: Neste domingo é dia de mutirão de doação de mudas e oficina de flores no Parque Municipal

Adicionar legenda
Poetas do Grupo Nós da Poesia estarão presentes no Parque Municipal este domingo com o livro Nós da Poesia + 20 Nosotros

Leia mensagem do idealizador do projeto Manifesto das Flores, o artista plástico e educador Severino Iabá e participe!


Queridos hermanos e hermanas,

 Paz  y  Bien!!

Como já é do conhecimento de todos, o projeto Boi  Rosado Ambiental: mãos solidárias pela terra viva, em 2012, chamado de Plantar Rio+ 20, foi resultante de um processo criativo do projeto de arte pública Manifesto das Flores ( 2003). Um dos desdobramentos desse processo foi a homenagem ao escritor Guimarães Rosa (2006-  2008) que culminou na criação do folguedo do  Boi Rosado.

Para comemorar  os 10 anos do projeto  Manifesto das Flores, diversas atividades eco-culturais  vem sendo realizadas desde 2012, a exemplo do que  aconteceu nas areias da praia de Copacabana no Rio de janeiro, durante a Rio+20.

 Para este ano, além de uma exposição artística comemorativa  do projeto, que acontecerá em um centro cultural de Belo Horizonte ( data ainda não definida ), várias atividades estarão acontecendo em maio e junho, com a participação dos artistas e simpatizantes do projeto. Estas atividades também fazem parte  das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

PROGRAMAÇÃO:

Dia  2 de junho ( domingo)  das 9 às 12 horas

Local: Pracinha ao lado da entrada principal ( Av. Afonso Pena) do Parque Municipal  Américo Renê Gionnetti de Belo Horizonte.

Atividade: doação a população de mudas de árvores nativas, seguida  de  oficina de confecção de rosas de papel crepom.

Dia 5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente (quarta-feira) às 9 horas

Local: Entrada do Clube Recreativo Arvoredo, localizada na  Rua Domingos Sítio ,455, Fonte Grande II , Contagem, MG.

Atividade: plantio de  mudas  de pau-brasil no Clube e doação de mudas a comunidade.


Dia 7 de junho (sexta –feira)  às 16 horas

Local: viveiro do  viveiro do Boi Rosado.

Atividade: Doação de mudas a Escola Municipal Walter Lopes de Contagem e realização de uma oficina  ecopedagógica  no viveiro do Boi Rosado para os alunos da escola.

Dia 27 de junho ( quinta-feira ) – Dia do nascimento do escritor Guimarães Rosa.

Atividade: plantio de uma palmeira de buriti, em um parque de Belo Horizonte. ( aguardar definição do local e data ).

Observação: Neste período serão doadas aproximadamente duas mil mudas, que foram produzidas nos viveiros do Boi Rosado e do Grupo Ecológico Pau-brasil.

Realização:

Projeto Manifesto das Flores - Irmandade e Sociedade dos Amigos do Boi Rosado

Participação confirmadas nas atividades:

Simpatizantes do projeto Manifesto das Flores e do Boi Rosado.
Poetas do livro “ Nós de Poesia : nosoutros + 20
Membros Grupo Ecológico Pau-brasil.
Membros do grupo: Boi Rosado Ambiental
Comitê Mineiro de Apoio as Causas Indígenas
Outros...( aguardando confirmação )

Apoio: Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte – Clube Recreativo Arvoredo, Sindute- Contagem e Sindute-Betim, Restaurante Dona Preta, Instituto Imersão Latina, Restaurante Chico da Kafua .

Contato: Severino Iabá ( 031 – 91711314 )
E-mail: boirosado@yahoo.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição Aspectos Urbanos reúne artes visuais de Iara Abreu e poesia de vários poetas em Ouro Preto

Iara Abreu e vários dos poetas participantes são coautores do coletivo Nós da Poesia

Imperfeita Desarmonia de Fernando Antônio Fonseca tem lançamento na próxima Feira de Poesia Especial

Fernando Antônio Fonseca e Scortecci Editora convidam para o Lançamento do livro “Imperfeita Desarmonia”, dia 26/01/2017, às 19:30 hs, no Feira de Poesia Especial. Local: Centro Cultural Padre Eustáquio Rua Jacutinga, 821 (anexo a Feira Coberta) Entrada Franca

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…