Pular para o conteúdo principal

Psiu Poético recebe inscrições até 30 de agosto

    


Estão abertas até 30 de agosto as inscrições para a 28ª edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético "TRIPSIU - 3 anos celebrando 3 décadas". As inscrições poderão ser realizadas na Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, no Centro Cultural Hermes de Paula. Os interessados poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. O evento é promovido pelo Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria de Cultura, Universidade Estadual de Montes Claros e Fundação Cultural Genival Tourinho.
O Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, para que possam conhecer e discutir a produção poética contemporânea apresentando o resultado a um público amplo de estudantes, educadores, leitores e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e, a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira.
Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2014, que ocorrerá em 4 de outubro (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros), tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula. 
Os artistas interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, palestras, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CD’s e demais manifestações culturais poderão se inscrever, ressaltando que os trabalhos precisam ter a poesia como referência matricial. Nessas categorias, será inscrito apenas um trabalho por participante. Também serão aceitos trabalhos para a mostra de poesia visual e arte-postal.
Serão considerados inscritos as obras e projetos postados pelo correio para o endereço Biblioteca Pública Municipal Dr. Antônio Teixeira de Carvalho, Centro de Educação e Cultura Dr. Hermes de Paula, Praça Dr. Chaves, 32, Centro, Montes Claros, Minas Gerais, CEP: 39.400-005; entregues pessoalmente no endereço acima referido; ou enviados via e-mail para psiupoetico@yahoo.com.br. Serão desclassificadas automaticamente as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados ou inscritas fora do prazo. Mais informações podem ser obtidas pelos endereços eletrônicos:  aroldopereirapoeta@yahoo.com.br epsiupoetico@gmail.com ou pelos telefones (38) 3229-3458, 3229-3456 ou 9112-7011. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.

Texto: Attilio Faggi Jr. | Fotos: Fábio Marçal |

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…

Geraldo Vandré: Homenagem e reflexão

Por Dava Silveira*

Geraldo Vandré completa 81 anos em 12 de setembro e a questão da ditadura militar parece mais atual do que nunca. 

Estando a história do compositor entrelaçada com esse período da história do Brasil, resolvi selecionar um trecho do meu livro para ilustrar uma das heranças do golpe de 1964: “Geraldo Vandré exemplifica como ninguém os conflitos vividos pelo artista engajado dos anos 60. Influenciado pelas propostas do Centro Popular de Cultura, que pregava a “ida ao povo”, também convivia com a nova forma de articulação da indústria cultural com a música, tornando-a dependente de uma dinâmica mercantil que escapava ao seu controle.

Mas o compositor de “Caminhando” ilustra também o drama pelo qual passaram aqueles que se exilaram após a promulgação do AI-5 e que, ao retornarem, encontraram um país bem diferente. As transformações políticas, econômicas e culturais, provocadas pelo permanente controle do AI-5, tornaram possível a consolidação da indústria cultural, mudando,…

“Santa Leitura” recebe convidados especiais neste domingo e lança concurso de redação

O evento agita a Praça de Santa Tereza e contagia todos que passam por lá No próximo domingo, dia 21 de agosto, o projeto “Santa Leitura”, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, agora no terceiro domingo do mês.

Neste domingo o projeto “Santa Leitura”, que recebeu recentemente o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, receberá as ilustres presenças da escritora e contadora de histórias, Helenice Matias e do cantor Guilherme Mendes, participante do The Voice Kids Brasil. Também neste domingo será lançado o concurso “Vamos falar do Santa Leitura”, onde os frequentadores poderão participar enviando um texto com sua visão sobre o projeto. Três textos serão selecionados e premiados posteriormente. O prazo para entrega dos textos é até dia 18 de novembro de 2016 e o resultado final e premiação serão no dia 18 de dezembro de 2016.


CONCURSO:  VAMOS FALAR DO SANTA LEITURA…