Pular para o conteúdo principal

2015 começa mesmo no Brasil depois do Carnaval com a Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul

Brenda Marques
Presidente do Imersão Latina
Diretora da Associação Internacional de Poetas MG
Por Brenda Marques Pena*

No Brasil é um costume dizermos que o ano só começa mesmo depois do carnaval. E nesse ritmo, a Feira Literária Internacional de Mato Grosso - FLIMS do Sul promete ser um marco de um bom início de 2014. De 26 de fevereiro a 1º de março a capital Campo Grande recebe escritores e artistas de diversas áreas do mundo afora. A cidade é propícia para o encontro de outros países, afinal o Estado do Mato Grosso já faz divisa com Bolívia e Paraguai.

A realização é da Associação Internacional de Poetas, com coordenação geral de Delasnieve Daspet, a quem tive a honra de receber o convite para ser uma das coordenadoras da Feira Literária. Até lá divulgarei várias notícias neste blog. Afinal de contas o Imersão Latina é parceiro do Movimento Internacional Poetas del Mundo, originário do Chile, que originou a Associação Internacional de Poetas no Brasil. 

Abaixo reproduzido o comentário da cineasta Tizuka Yamasaki sobre a FLIMS

“A importância de uma feira de livros é você estimular, instigar as crianças a lerem. Mostrar a elas o universo encantado que elas não conhecem no seu dia-a-dia e por tabela, os adultos. 

A FLIMS (Feira Literária Internacional de Mato Grosso do Sul) é voltada para o reconhecimento da proteção ambiental nesse tempo de falta de água, desastres ecológicos. É muito importante que se fale disso! E é maravilhoso você poder trocar ideia, trocar fantasias com pessoas da mesma origem cultural, como é o caso de vocês do MS com os países vizinhos (Paraguai e Bolívia) e com países diferentes. Acho fantástico! 

Mato Grosso do Sul é tão rico, tem uma natureza tão poderosa e estar voltado para este universo cultural é genial! Tenhos muitos expectativas com grandes aprendizados para mim também e queria parabenizar a Delasnieve porque não deve ser fácil fazer uma feira assim. Exigiu muito esforço, muita dedicação. Delasnieve é bastante tenaz e determinada, um exemplo para todos nós”.

(Tizuka Yamasaki, diretora de cinema e televisão, produtora e roteirista. Tizuka estará na FLIMS para um promo do filme “ENCANTADOS”, seu mais recente trabalho que retrata a história da pajé Zeneida, marcada pelos mistérios da Ilha do Marajó e uma envolvente história de amor. Tizuka fará na FLIMS a paletra  "A importância da literatura no audiovisual". Filmes: Encantados; Gaijim – Ama-me como sou; Gaijim-Os Caminhos da Liberdade; Lua de Cristal; O Noviço Rebelde; Fica Comigo  )


*Brenda Marques Pena - Presidente do Instituto Imersão Latina - Cônsul de Poeta del Mundo, Diretora de Comunicação da Associação Internacional de Poetas por Minas Gerais. Embaixadora da Paz pelo Círculo Universal de Embaixadores de Genebra, Suíça. Durante a FLIMS lançará o livro Utopias Possíveis: Imersão Latina 10 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição Aspectos Urbanos reúne artes visuais de Iara Abreu e poesia de vários poetas em Ouro Preto

Iara Abreu e vários dos poetas participantes são coautores do coletivo Nós da Poesia

Imperfeita Desarmonia de Fernando Antônio Fonseca tem lançamento na próxima Feira de Poesia Especial

Fernando Antônio Fonseca e Scortecci Editora convidam para o Lançamento do livro “Imperfeita Desarmonia”, dia 26/01/2017, às 19:30 hs, no Feira de Poesia Especial. Local: Centro Cultural Padre Eustáquio Rua Jacutinga, 821 (anexo a Feira Coberta) Entrada Franca

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…