Pular para o conteúdo principal

Dia do livro: homenagem a escritores perseguidos

Liao Yiyw, escritor chinês
Caco Barcellos, escritor brasileiro
A letra levou alguns escritores a deixarem seus países. Caco Barcelos foi um exemplo de autor brasileiro que foi morar em Londres para se proteger contra perseguições depois de publicar Rotas 66 e O Abusado. Os livros retratavam redes criminosas no Brasil que envolviam inclusive autoridades policiais.

Países como a China também foram responsáveis pelo exílio de escritores como o chinês Liao Yiyw, escritor refugiado na Alemanha.

A história da paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos tocou o mundo quando foi publicada em livro. Ela quase foi morta pelos talibãs por defender a educação de meninas que viviam como ela no Paquistão. O livro dela Eu Sou Malaia, na tradução eu português, ganhou o mundo. E por sua coragem ela recebeu o prêmio nobel da paz. Uma das frases da jovem paquistanesa expressa o sentimento de tantos escritores que tem a liberdade de expressão ameaçada: “Só percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição Aspectos Urbanos reúne artes visuais de Iara Abreu e poesia de vários poetas em Ouro Preto

Iara Abreu e vários dos poetas participantes são coautores do coletivo Nós da Poesia

Imperfeita Desarmonia de Fernando Antônio Fonseca tem lançamento na próxima Feira de Poesia Especial

Fernando Antônio Fonseca e Scortecci Editora convidam para o Lançamento do livro “Imperfeita Desarmonia”, dia 26/01/2017, às 19:30 hs, no Feira de Poesia Especial. Local: Centro Cultural Padre Eustáquio Rua Jacutinga, 821 (anexo a Feira Coberta) Entrada Franca

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…