Pular para o conteúdo principal

Palestra aborda como despertar o interesse pela leitura em crianças

Evento, que ocorre no dia 29 de outubro, integra  programação da Semana do Livro da Universidade Federal de São Carlos 

Inúmeros estudos demonstram que as crianças consistentemente expostas à uma variedade de estórias e experiências tornam-se melhores leitores, ouvintes, expandem seus vocabulários e desenvolvem maior capacidade de compreensão de textos, além de melhor habilidade para verbalização de pensamentos e opiniões do que aqueles que não foram expostos a tais experiências.

 Com o objetivo de mostrar que de maneira lúdica e afetiva é possível desenvolver algumas competências em bebês e crianças, despertando o interesse na leitura, durante a Semana do Livro e da Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que ocorre de 23 a 31 de outubro, acontece a palestra “O importante papel das bibliotecas comunitárias e públicas no desenvolvimento de atividades de letramento infantil em bebês e crianças de 0 meses a 5 anos de idade”. A palestra, que será ministrada por Nádia Hommerding, especialista em letramento Infantil pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Miami, nos Estados Unidos, e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, é direcionada a pesquisadores, profissionais e estudantes de cursos voltados à educação e alfabetização, tais como Biblioteconomia, Educação, Letras, Pedagogia e Psicologia, dentre outros.

O evento, que ocorre no dia 29 de outubro, às 15 horas, também pode ser de grande interesse para pais e tutores interessados em ensinar suas crianças por meio do desenvolvimento de habilidades básicas que precedem a leitura e a escrita. A atividade acontece na Sala Infantil da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, e a participação é gratuita. Para inscrever-se, basta preencher o formulário online disponível no site da BCo, em www.bco.ufscar.br.

Mais informações sobre a programação da Semana do Livro e da Biblioteca da UFSCar 2014 estão disponíveis no Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, pelo email deac@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8747.

Fonte: http://www.culturaalternativa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição Aspectos Urbanos reúne artes visuais de Iara Abreu e poesia de vários poetas em Ouro Preto

Iara Abreu e vários dos poetas participantes são coautores do coletivo Nós da Poesia

Imperfeita Desarmonia de Fernando Antônio Fonseca tem lançamento na próxima Feira de Poesia Especial

Fernando Antônio Fonseca e Scortecci Editora convidam para o Lançamento do livro “Imperfeita Desarmonia”, dia 26/01/2017, às 19:30 hs, no Feira de Poesia Especial. Local: Centro Cultural Padre Eustáquio Rua Jacutinga, 821 (anexo a Feira Coberta) Entrada Franca

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais.

Além do concurso literário, serão oferecidas oficinas de teatro, dança, Hip Hop, criação literária, que vão ser ministradas por membros do Sarau da Onça e convidados, com carga horária de quatro horas aos sábados ou domingos, com apresentação de mostras ao final do festival, num grande encontro n…