Pular para o conteúdo principal

Palestra aborda como despertar o interesse pela leitura em crianças

Evento, que ocorre no dia 29 de outubro, integra  programação da Semana do Livro da Universidade Federal de São Carlos 

Inúmeros estudos demonstram que as crianças consistentemente expostas à uma variedade de estórias e experiências tornam-se melhores leitores, ouvintes, expandem seus vocabulários e desenvolvem maior capacidade de compreensão de textos, além de melhor habilidade para verbalização de pensamentos e opiniões do que aqueles que não foram expostos a tais experiências.

 Com o objetivo de mostrar que de maneira lúdica e afetiva é possível desenvolver algumas competências em bebês e crianças, despertando o interesse na leitura, durante a Semana do Livro e da Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que ocorre de 23 a 31 de outubro, acontece a palestra “O importante papel das bibliotecas comunitárias e públicas no desenvolvimento de atividades de letramento infantil em bebês e crianças de 0 meses a 5 anos de idade”. A palestra, que será ministrada por Nádia Hommerding, especialista em letramento Infantil pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Miami, nos Estados Unidos, e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, é direcionada a pesquisadores, profissionais e estudantes de cursos voltados à educação e alfabetização, tais como Biblioteconomia, Educação, Letras, Pedagogia e Psicologia, dentre outros.

O evento, que ocorre no dia 29 de outubro, às 15 horas, também pode ser de grande interesse para pais e tutores interessados em ensinar suas crianças por meio do desenvolvimento de habilidades básicas que precedem a leitura e a escrita. A atividade acontece na Sala Infantil da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, e a participação é gratuita. Para inscrever-se, basta preencher o formulário online disponível no site da BCo, em www.bco.ufscar.br.

Mais informações sobre a programação da Semana do Livro e da Biblioteca da UFSCar 2014 estão disponíveis no Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, pelo email deac@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8747.

Fonte: http://www.culturaalternativa.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Uma viagem à memória de Penedo por Zurica Peixoto

“Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo? Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir.” 
FERNANDO PESSOA (1888 – 1935)  Rio de Janeiro, junho de 1940.
Acometida de forte gripe, moléstia importuna, cacete, que me retém em casa, esclusa e sem poder sair, sinto-me isolada, qual prisioneira que estivesse a cumprir sua pena. Aborrecida, sem saber o que fazer, tomo ao acaso os jornais vespertinos, cheios de escandalosos cabeçalhos. De relance, corro os fatos do dia, as crônicas sociais... São inúmeros os programas dos cinemas e teatros. Há reclames e mais reclames das festas juninas nos clubes e cassinos. Jogo à distância os jornais. Tudo me enfastia nesta noite. Em casa, quase todos saíram. A solidão deixa-me ainda mais aborrecida e entediada... Por que diabos inventaram a doença, principalmente quando se é moço?...

Passeio em volta da sala de estar. Ando para lá e para cá, num vaivém contínuo. Detenho-me ao rádio e ligo, indiferentemente, na es…

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.