domingo, 26 de outubro de 2014

Palestra aborda como despertar o interesse pela leitura em crianças

Evento, que ocorre no dia 29 de outubro, integra  programação da Semana do Livro da Universidade Federal de São Carlos 

Inúmeros estudos demonstram que as crianças consistentemente expostas à uma variedade de estórias e experiências tornam-se melhores leitores, ouvintes, expandem seus vocabulários e desenvolvem maior capacidade de compreensão de textos, além de melhor habilidade para verbalização de pensamentos e opiniões do que aqueles que não foram expostos a tais experiências.

 Com o objetivo de mostrar que de maneira lúdica e afetiva é possível desenvolver algumas competências em bebês e crianças, despertando o interesse na leitura, durante a Semana do Livro e da Biblioteca da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que ocorre de 23 a 31 de outubro, acontece a palestra “O importante papel das bibliotecas comunitárias e públicas no desenvolvimento de atividades de letramento infantil em bebês e crianças de 0 meses a 5 anos de idade”. A palestra, que será ministrada por Nádia Hommerding, especialista em letramento Infantil pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Miami, nos Estados Unidos, e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, é direcionada a pesquisadores, profissionais e estudantes de cursos voltados à educação e alfabetização, tais como Biblioteconomia, Educação, Letras, Pedagogia e Psicologia, dentre outros.

O evento, que ocorre no dia 29 de outubro, às 15 horas, também pode ser de grande interesse para pais e tutores interessados em ensinar suas crianças por meio do desenvolvimento de habilidades básicas que precedem a leitura e a escrita. A atividade acontece na Sala Infantil da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, localizada na área Norte do Campus São Carlos da Universidade, e a participação é gratuita. Para inscrever-se, basta preencher o formulário online disponível no site da BCo, em www.bco.ufscar.br.

Mais informações sobre a programação da Semana do Livro e da Biblioteca da UFSCar 2014 estão disponíveis no Departamento de Ação Cultural (DeAC) da BCo, pelo email deac@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8747.

Fonte: http://www.culturaalternativa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LÁ VAMOS NÓS DA POESIA…