Pular para o conteúdo principal

Psiu Poético chega a sua 28ª edição hoje em Montes Claros com uma programação cultural repleta de atrações

Em sua 28ª edição, o Salão Nacional  de Poesia Psiu Poétic se confirma como um projeto de integração cultural que tem a poesia como principal referência, mas usando elementos de outras expressões artísticas, como música, cinema, performance e artes plásticas. A vasta e diversificada programação do projeto é totalmente gratuita e aberta ao público, possibilitando a democratização cultural.

Como diz a poeta e socióloga Mirna Mendes “A experiência do “Psiu” é prenhe de ecos, uma ciranda que abre os braços  para quem  quiser  ousar  a poesia. Aceita  todas as idades, todas as cores, tudo  que cabe dentro da vida. É o modelo  de  política  cultural que o Brasil merece.”

O Psiu Poético é  um Festival de arte contemporânea que tem a Literatura – Arte Poética como eixo central. O Projeto é realizado há 28 anos pelo Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética de forma ininterrupta, tendo como curador  um de seus idealizadores, o poeta, ator e agitador cultural João Aroldo Pereira.

Sendo referência no fomento e valorização da literatura brasileira, o Psiu Poético, nos seus 28 anos de existência, influenciou gerações se firmando como um projeto de resistência cultural, responsável diretamente pela formação de escritores, poetas e artistas. Nomes como Waly Salomão, Alice Ruiz, Fernando Bonassi, Adão Ventura, Arnaldo Antunes, Anelito de Oliveira, Mirna Mendes, Adélia Prado, Thiago de Mello, Jorge Mautner, Virna Teixeira, Makely Ka, Ricardo Aleixo, Murilo Antunes, Nicolas Behr, Karla Celene Campos, José Carlos Capinam, Leila Míccolis, Carlos Nejar, Renilson Durães, Yvonne Silveira, Estrela Leminski, entre tantos outros já participarão das edições do projeto.

O Psiu Poético faz parte do calendário cultural da cidade de Montes Claros e região do Norte de Minas Gerais e da cena poética brasileira.


A banda Cáustica integrada por Brenda Mars (batera e performance poética), Polly Alves (baixo e voz) e Pâmilla Vilas Boas (guitarra e voz) faz o show Ismália e outras vozes poéticas, no Psiu Poético, no dia 11 de outubro, às 21 horas. Participam como músicos convidados Bárbara Lopes (voz, percussão e gaita) e Raphael (guitarra). Quem não puder ir a Montes Claros, vamos postar vídeos para que possam conferir um pouco de como foi o show. Os registros audiovisuais serão de Renato Gaia e Palloma da Matta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sesc Palladium promove edição especial do Digas! Poesia Falada com o espetáculo “Garganta ao Vivo"

Espetáculo inédito se originou do LP de poesia falada “Garganta”, que reúne poemas de 20 celebrados autores contemporâneos. Com entrada gratuita, a apresentação poderá ser conferida no dia 19 de abril, às 20h. 
No próximo dia 19 de abril, quarta-feira, o Sesc Palladium promove uma edição especial do seu projeto Digas! Poesia Falada, com o espetáculo de poesiaGarganta ao Vivo. A montagem se originou do LP “Garganta”, documento sonoro em vinil que apresenta uma amostra da poesia contemporânea brasileira, reunindo trabalhos de alguns dos principais autores surgidos nos últimos 20 anos. Inédito e sem previsão de reapresentações, o espetáculo poderá ser conferido às 20h, no Grande Teatro do Sesc Palladium. Entrada gratuita, com retirada de ingresso 2h antes da sessão.
Em 2016, um grupo de poetas brasileiros se uniu para prensar um disco de vinil com poesia falada, buscando reavivar a tradição de LPs de poesia brasileira. O disco, denominado Garganta, lançado numa parceria da Embolacha com a …

Nós da Poesia prepara nova edição. Participe até 15 de janeiro de 2018!

A próxima antologia Nós da Poesia (volume 6) terá como tema Va...idades / Van...idades(falará sobre a passagem do tempo, memória e valorização da vida). 

Participe enviando 4 poemas ou prosas poéticas. As inscrições estão abertas de hoje 15/10/2018 a 15/01/2018. 

Basta enviar seus textos em português ou espanhol para o e-mail: nosdapoesia@gmail.com. 

Participe e concorra a prêmios de publicação para os 3 primeiros colocados e de edição cooperativa para 30 participantes. A publicação é organizada pelo Instituto Imersão Latina.

Poesias de Março

DIA NACIONAL DA POESIA TERÁ OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA E SARAU NO ESPAÇO GUAJA COM AUTORES DO COLETIVO NÓS DA POESIA 
A União Alternativa Cultural - UNIAC, o Instituto Imersão Latina – IMEL e a Associação Internacional Poetas del Mundo Secção de Minas Gerais realizam desde 2013 o evento Poesias de Março em comemoração do dia nacional e internacional da poesia que são no mês de março. A realização de um sarau com venda de livros de autores e shows poético-musicais é sempre no dia 14 de março. A ONU  - Organização das Nações Unidas reconhece o papel que a poesia tem para o desenvolvimento da paz e por a poética ser uma expressão presente em todas as artes.  O Teatro da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa sediou a abertura desta proposta e este ano vamos realizar no Espaço Guaja (Av. Afonso Pena, 2881 - Centro), com sarau poético-musical e conversa com autores com o tema: da prosa ao verso e vice-versa a partir das 18 horas.  O evento terá o custo de R$ 50,00 (cinquenta reais) com …